Em comemoração aos 43 anos, o Jardim Botânico do Recife terá dois espaços revitalizados

As obras vão contemplar o anfiteatro e a trilha acessível com previsão de conclusão ainda este mês

 

Para celebrar os 43 anos do Jardim Botânico do Recife (JBR), comemorados nesta segunda-feira (01), dois espaços serão revitalizados: o anfiteatro e a trilha acessível. Além disso, serão anunciadas outras melhorias para o local que já se tornou referência em lazer, pesquisa e contemplação da natureza para os recifenses.  A previsão é que a reforma desses dois espaços, orçada em R$ 127 mil, seja concluída até o final deste mês. 

 

Tanto a reforma da trilha acessível quanto do anfiteatro será usado na obra piso intertravado antiderrapante e que permite maior poder de drenagem evitando, assim, áreas de retenção das águas das chuvas. Segundo a arquiteta Diomari Diniz, esse material drena 95% da água , mantendo o solo permeável e garantindo uma circulação de maneira segura para visitantes e funcionários. Além de permitir a fluidez da circulação de toda a fauna do local. Outra vantagem é que o material tem uma longa duração e aguenta mais as adversidades do ambiente externo,  como chuvas e umidade.

 

O anfiteatro é um espaço com aproximadamente 50m² e capacidade para 30 pessoas sentadas, destinado para atividades de arte educadores.  Inserido na mata, o espaço é destinado para atividades diversas, como contações de histórias, encontros teatrais , monitorias sobre os jardins temáticos e permite atividades bucólicas de contemplação da natureza.

 

Já a Trilha Acessível consiste em uma passarela no nível do solo natural  com extensão de 50 metros, projetada pela equipe de arquitetos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  de forma que acompanha as suaves inclinações do percurso para não interferir severamente na natureza. Sua entrada está localizada próxima à Casa de Vegetação e atravessa a mata até chegar ao eixo principal, a Avenida das Sapucaias. Através dela, os visitantes com mobilidade reduzida têm a oportunidade de vivenciar a proximidade  com a fauna e flora do local proporcionando uma experiência a mais com o meio ambiente.

 

Sobre o Jardim Botânico do Recife- O Jardim Botânico do Recife (JBR) está inserido numa unidade protegida com 11,44 hectares de Mata Atlântica, sendo atualmente a única reserva ambiental totalmente estruturada para receber visitantes, turistas e recifenses, com o objetivo de estreitar os laços das pessoas com a natureza. Espaço público municipal vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Jardim Botânico do Recife abre de terça a domingo, das 9h às 15h. A entrada é gratuita. Dispõe de jardins temáticos: Cactos, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais. Há trilhas monitoradas e exposições. Além de área pública de lazer e contemplação, o espaço abriga um corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Em 2015, o equipamento entrou para a lista dos cinco melhores do país, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente. A medida reconheceu a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando à preservação da flora brasileira.

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel