Equipamentos ambientais da PCR garantem diversão durante feriado da Semana Santa

 

MEIO AMBIENTE - O feriado na Semana Santa é sinônimo de reflexão, descanso e reunião em família e, por isso, os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife estarão oferecendo uma programação diversificada para quem quiser aproveitar a folga em contato com o verde. O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte,  abrirá as portas no sábado (20) com atividades de contação de histórias, trilha ambiental e oficinas. Já o Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, estará aberto no sábado (20) e domingo (21) com outras práticas envolvendo diversão e conscientização ambiental. 

 

 

O sábado no Econúcleo Jaqueira já começa com trilha ambiental e uma oficina de brinquedos com resíduos sólidos para a criançada que visitar o espaço. A prática, que começa às 11h, pretende estimular a criatividade e diversão com a criação de brinquedos de papel utilizando jornais usados. A garotada vai aprender brincando  como preservar a natureza. 

 

 

A tarde, às 14h, o público confere uma trilha ambiental seguida de muita música. A atividade busca a interação do visitante com o meio ambiente através da caminhada e vai proporcionar informações e curiosidades sobre a biodiversidade do Parque da Jaqueira, logo após, os visitantes poderão curtir histórias cantaroladas que irão combinar a arte da música com conscientização e o cuidado com a natureza. 

 

 

Já no Jardim Botânico, às 9h, vai rolar uma trilha cega que promete gerar reflexão em torno da  nossa relação com alguns sentidos e o meio ambiente. Os participantes terão os olhos vendados para uma experimentação onde durante a caminhada são feitos estímulos aos sons, cheiros, apalpamento de espécies da Mata Atlântica e texturas do solo. Os monitores vão mostrar como trabalhar os sentidos através da natureza e de forma lúdica. Já quem prefere ir no período da tarde, poderá conferir a contação da história “Comadre Florzinha”, às 13h30, que vai mostrar por meio da narração como é possível cuidar da mata e dos animais, utilizando a história da personagem do folclore brasileiro.  Durante o feriado, o JBR não contará com visita guiada. 

 

 

Confira a programação completa dos Econúcleos nesse fim de semana:

 

 

Econúcleo Jaqueira, Sábado (20)

 

09h – Trilha Ambiental

09h40 – O Meio que se conta: contação de histórias “O morcego e a cabaça”

11h - Resíduos nos eixos: oficina de brinquedos com resíduos sólidos

14h – Trilha Ambiental + historias cantaroladas (espécies da Jaqueira)

15h – Contação de história e Oficina: “Borboletando coisa e tal”

16h – Resíduos nos eixos: oficina de brinquedos com resíduos sólidos

 

 

Econúcleo Jaqueira

 

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

 

Jardim Botânico, Sábado (20)

 

09h - Caminhada Ecológica “Trilha Cega”

10h – Caça ao Tesouro

11h – Sementes do amanhã: oficina de mudas

13h30 - O Meio que se conta: contação de histórias “Comadre Florzinha”

14h10 - Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem”

15h10 – Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel