Equipe da SMAS visita Lagoa do Araçá

Considerada a única lagoa natural da cidade do Recife, a Unidade de Conservação da Natureza (UCN) Lagoa do Araçá está entre as 25 que a capital pernambucana possui. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) elaborou o Plano de Manejo para essas áreas e na manhã desta quinta-feira (5) realizou uma visita técnica ao local para discutir as próximas ações e projetos que serão implantados no local. A visita foi coordenada pelo secretário da SMAS, Carlos Ribeiro. 

 

“A Secretaria de Meio Ambiente, dentro da política de gestão voltada para as Unidades de Conservação, visitou hoje a Lagoa do Araçá, uma das primeiras a ter seu Plano de Manejo elaborado. A visita teve o intuito de verificar as próximas etapas para consolidação das unidades junto com a população do local e do entorno. Implantar as principais atividades sinalizadas durante a construção do Plano de Manejo, como o programa de recuperação da vegetação; criação de novos espaços para contemplação da natureza; educação ambiental; fiscalização, entre outros”, comenta Ribeiro.

 

Criada em 1996 pela Lei Municipal de Uso e Ocupação do Solo e regulamentada em 1998, a UCN Lagoa do Araçá possui área de 14,81 ha, compreendendo o espelho d´água, a vegetação de manguezal e infraestruturas de esportes e lazer situadas na calçada que envolve a lagoa. A unidade possui 33 espécies de plantas, além de animais, como peixes, aves e caranguejos.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel