Evento sensibiliza banhistas sobre descarte incorreto de microplásticos

 

 

Uma mobilização promete chamar a atenção de banhistas e moradores do Recife para os problemas causados aos oceanos e à toda a vida marinha pelo descarte irregular de lixo. Neste sábado (14), a praia do Pina, na Zona Sul da cidade, será palco do evento “Oceano sem Plástico”, promovido pelo WWF-Brasil, campanha Mares Limpos (ONU Meio Ambiente), Unilever e pela Fundação Mamíferos Aquáticos, com apoio da Prefeitura do Recife, e outros parceiros locais. Das 8h às 13h, serão realizados mutirão de limpeza, esquete teatral, roda de conversa e contagem do material recolhido.

A ação é voluntária e qualquer pessoa pode participar mediante inscrição (http://bit.ly/mutirao-recife). Segundo o WWF-Brasil, a mobilização acontece simultaneamente na capital pernambucana e em Niterói, no Rio de Janeiro, na Praia de Charitas. O evento "Oceano Sem Plástico" conta com agentes especialistas nas áreas de Educação Ambiental e conservação marinha que vão conversar com banhistas na busca de conscientizar a população sobre o problema de jogar lixo no meio ambiente.

Os organizadores da ação esperam mobilizar centenas de pessoas, entre eles: banhistas, catadores, barqueiros, agentes de saúde e estudantes. Na ocasião, os voluntários serão divididos em grupos, com coordenação de um profissional envolvido na ação, e cada um deles será responsável por coletar um material específico. O objetivo é colher o máximo possível de microplásticos (embalagens, canudos, bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa, etc.) que, devido ao tamanho reduzido, se misturam à areia da praia mesmo após a limpeza feita por órgãos públicos. 

Para chamar à atenção do público sobre o tema, também haverá uma esquete teatral, apresentada pelos arte educadores da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, nas areias da praia. Ao final da ação, todo o material será contado e encaminhado para o descarte correto, com o apoio da Emlurb. Também participam e apoiam a iniciativa o Coletivo Jovem de Meio Ambiente, o Grupo de Escoteiros Chico Science, EREN, Escola Mangue e o Instituto JCPM.

Microplástico - Resíduos como esses podem levar de 100 até 500 anos para se decompor e são descartados inadequadamente todos os dias nas praias, no mar, nos rios, nos canais e vias públicas. Além de poluir o meio ambiente, o lixo urbano causa um impacto significativo na vida marinha e representa uma grande ameaça às espécies aquáticas. Muitos dos animais atendidos pela Fundação Mamíferos Aquáticos, um dos parceiros da campanha, apresentam problemas por terem interagido com o lixo. Alguns se machucam, outros confundem com comida e, ao ingerir, acabam ficando doentes e até morrendo. 

Outros mutirões - O mutirão, realizado pela WWF-Brasil em parceria com organizações locais, é itinerante e já passou por praias no Rio de Janeiro e Fernando de Noronha. Ao todo, foram cerca de 500 pessoas, entre jovens, adultos e crianças, que retiraram mais de 900 kg de resíduos das praias. Ao final das ações, o material coletado é contado, pesado e destinado para uma cooperativa de catadores que contribuirá para a efetivação do processo de reciclagem. O evento conta com o patrocínio da Omo (Unilever) que vai comprar parte dos resíduos que foi coletado na ação para utilizar na produção de embalagens de seus produtos.

 

Serviço

 

Oceano Sem Plástico

Recife
Dia 14 de abril, das 8h às 13h

Na Praia do Pina (Praia do Pina, na altura do JCPM) 

Inscrições pelo link: http://bit.ly/mutirao-recife

Gratuito

 

Baia de Guanabara - Niterói

Dia 14 de abril, das 8h às 13h

Praia de Charitas, Baia de Guanabara

Inscrições pelo link: http://bit.ly/mutirao-guanabara

Gratuito

 

Programação

 

Local: Praia do Pina (próximo à Brasília Teimosa)

 

08:00 – Concentração na praia do Pina

Alongamento / Aula de Zumba: Alunos da UFPE-Ed. Física/ Escola Mangue

09:00 – Saída para coleta

10:30 – Fim da coleta

10:40 – Esquete – “Transformando pensamentos”:  Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Cidade do Recife.

10:45 - Separação e contagem do material.

11:00 - Educadores Ambientais da EMLURB (Lixômetro).

11:30 – Roda de conversa

12:00 – Maracatu da Escola Mangue 

 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel