Expo Educação: Escolas destaques serão premiadas nos programas “Educar para uma Cidade Sustentável” e “A3P”

Celebração terá início às 18h30, no Teatro Luiz Mendonça, e reunirá representantes de diversas instituições da rede de ensino do Recife

A Prefeitura do Recife vai realizar, nesta quinta-feira (06), a Expo Educação 2018, no parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Dentro do evento, as secretarias de Educação, e de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) vão premiar as instituições que se destacaram no programa “Educar para uma Cidade Sustentável” e na implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. A celebração terá início às 18h30, no Teatro Luiz Mendonça, e reunirá representantes de diversas instituições de ensino da rede municipal.

Pelo quarto ano consecutivo, a SDSMA colocou em prática o programa “Educar para uma Cidade Sustentável”, que visa promover a educação ambiental nas instituições de ensino, durante o ano letivo. Desde o início de 2018, mais de 80 escolas e creches envolvidas na iniciativa desenvolveram projetos ambientais e atividades com a comunidade escolar, como plantio de árvores, implementação de hortas, apresentações artísticas, entre outras. Tudo foi acompanhado pela equipe técnica da SDSMA.

As atividades executadas pelas unidades de ensino somam pontos e agora aquelas que obtiveram a maior pontuação serão consideradas Destaque do Ano. Essas instituições mais engajadas e os participantes do projeto vão ser anunciadas na Expo Educação e ganharão um troféu.

No evento, além da premiação das escolas destaques, a Agenda Ambiental na Administração Pública também entregará o Selo A3P, um reconhecimento para nove escolas que desenvolveram programas sustentáveis ao longo do ano. Dentre as nove, também receberão um prêmio as três vencedoras da Gincana Sustentabilidade A3P, que estimula a separação de resíduos na escola.

Programa - O Programa Educar para uma Cidade Sustentável, desenvolvido em consonância com a Política Municipal de Educação Ambiental (Lei 18083/2014), visa fortalecer o ensino sobre preservação e conservação do meio ambiente no Recife. Lançado em 2014, o programa apresenta uma proposta de educação cidadã para o desenvolvimento sustentável em que os educadores podem contar com amplo apoio técnico, arte educação, jogos digitais e atividades de extensão.

Anualmente, a Prefeitura abre inscrições para escolas municipais que queiram aderir ao programa, sendo necessário elaborar um projeto de intervenção pedagógica que será acompanhado ao longo do ano pela SDSMA. As unidades de ensino podem escolher abordar em seus planos interdisciplinares seis temáticas diferentes como: mudanças climáticas, verde urbano, águas, biodiversidade, resíduos sólidos e consumo consciente.

O quê: Prefeitura do Recife promove a Expo Educação 2018

Quando: Nesta quinta-feira (06), às 18h