Game Designer da SMAS, Daniel Nipo, tem artigo premiado por Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais

O artigo premiado explica a metodologia para o desenvolvimento dos jogos de educação ambiental em uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade com a UFRPE

O artigo "Metodologia Baseada em Projetos para Desenvolvimento de Games em Educação Remota" foi nomeado, nesta quinta-feira (21),  como o melhor artigo científico da Trilha Educação, uma das categorias mais exigentes do SBGames, maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. O trabalho foi produzido pelo Game Designer da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), Daniel Nipo, em parceria com professores e alunos da  Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre eles, Gabriel de Santana, Lidiane Monteiro, Gabriel da Silva, Rodrigo Lins, Paulo Filho e Diego da Costa. 

 

Na publicação, os profissionais discutem a experiência no curso de desenvolvimento de jogos de educação ambiental ofertado para os alunos da rede municipal de ensino durante a pandemia, através da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a UFRPE.  O artigo destaca ações da SMAS envolvendo tecnologias e jogos, como o papel da Turminha Mangue e Tal, personagens do Programa Educar para uma Cidade Sustentável.

 

O trabalho desenvolvido por Daniel Nipo foi certificado como “Melhor Full Paper” na Trilha Educação. Ele  acredita que participar de eventos em escala nacional como SBGAMES, evidencia trabalhos feitos pela SMAS.

 

“Penso que esse tipo de conquista traz uma boa visibilidade a nossa secretaria em escala nacional, fortalecendo nossas ações e nos colocando junto a vanguarda da utilização de tecnologias na educação ambiental. Além de mostrar a capacidade de ação, adaptação e inovação mesmo em um cenário de pandemia”, explica Nipo.

SBGAMES2021

 

O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros.

 

Página do evento: 

https://www.sbgames.org/sbgames2021/

Artigo Publicado: https://www.sbgames.org/proceedings2021/EducacaoFull/218782.pdf

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel