Jardim Botânico do Recife e Econúcleo do Parque da Jaqueira recebem mais de cinco mil visitantes durante as férias escolares

 

Equipamentos ambientais ofereceram mais de 90 atividades gratuitas com foco na biodiversidade, mudanças climáticas, verde urbano, consumo consciente e sustentabilidade, água e resíduos sólidos 

Os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife foram uma boa opção para aproveitar as férias de janeiro.  O Jardim Botânico (JBR) e o Econúcleo do Parque da Jaqueira receberam 4.598 e  1.073 visitantes, respectivamente. Ao longo do último mês, mais de 90 atividades gratuitas foram oferecidas nesses espaços com base nos eixos temáticos: biodiversidade, mudanças climáticas, verde urbano, consumo consciente e sustentabilidade, água e resíduos sólidos. Toda programação da EcoFérias foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). 

As atividades oferecidas pelo projeto exercem grande estímulo ao envolvimento público em questões ambientais,  além de benefícios socioculturais, como a ampliação da identidade das comunidades, da identificação e pertencimento à cidade, do envolvimento da população na tomada de decisões, da cooperação e da coesão social.  Os visitantes do JBR e do Econúcleo Jaqueira participaram de Caminhadas Ecológicas, oficinas de produção de mudas e de sementes, gincana ecológica,  oficina de culinária sustentável, contações de histórias,  oficina de compostagem doméstica, esquete teatral, dentre outras ações. 

 

“A Ecoférias foi um sucesso! Toda programação foi pensada para atender, principalmente, o público da primeira infância e transformá-los em grandes agentes protagonistas de um mundo mais sustentável e com respeito ao meio ambiente. De forma divertida e lúdica, nossa equipe consegue  ensinar, que desce cedo, o ser humano precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais”, comentou Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

 

Com atividades gratuitas permanentes para todas as idades, o Econúcleo Jaqueira foi requalificado e recebeu uma nova estrutura este ano. O equipamento público educativo conta com uma sala de Centro Educativo de Energia Renovável e Mudança do Clima, dedicado à educação ambiental e a divulgação científica relacionada ao tema. Além disso, ainda possui um espaço externo coberto para apresentações e práticas ambientais. Funciona de quinta a domingo, sempre das 9h às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 14h. 

 

Já o Jardim Botânico do Recife, inserido numa unidade protegida com 11,4 hectares de Mata Atlântica, recebeu mais de 500 mil pessoas desde 2013, quando passou por uma requalificação. O Econúcleo do Jardim Botânico do Recife (JBR) conta com TV para exibição de filmes ambientais, estante com livros infantis, jogos educativos e laboratório de pesquisas ambientais. O local, com 50 m², é utilizado pelos monitores do JBR para atividades com os visitantes, a exemplo de contação de histórias. A decoração do equipamento cria um ambiente lúdico feito para envolver as crianças na temática ambiental. Funciona de terça a domingo, das 09h às 15h, com entrada gratuita.

 

Além desses dois espaços, a Prefeitura do Recife entregou em janeiro o Econúcleo da Lagoa do Araçá. O local oferece todos os domingos contações de histórias e possui uma área permanente de troca de saberes com geladeiras literárias, que servem como armários para livros, onde os usuários podem deixar um e levar outro ou desfrutar da leitura no próprio local.

 

 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel