Oficina de criação de lápis semente, caminhada ecológica e apresentação teatral na programação dos equipamentos ambientais da PCR

Arte-educadores da SMAS reforçam a importância da consciência ambiental, o tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza na programação do Econúcleo Jaqueira, Jardim Botânico e CAT Ambiental



Como parte do programa de educação ambiental da Prefeitura do Recife, o Econúcleo Jaqueira, localizado no Parque da Jaqueira; o Jardim Botânico, no Curado; e o CAT Ambiental, no Segundo Jardim de Boa Viagem; terão atividades gratuitas ligadas ao meio ambiente com o intuito de reforçar a consciência ecológica e os cuidados com o planeta. As atividades lúdicas e ecológicas, ministradas pela equipe de arte-educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, são voltadas para adultos e crianças, incluindo oficinas até trilha ambiental.

 

O Econúcleo Jaqueira receberá o público neste sábado (15) com atrações para todos os gostos. Dentre elas, uma caminhada ecológica seguida de oficina de mudas, às 10h. A atividade guiará o público pela flora do Parque da Jaqueira, levando os visitantes a conhecer mais sobre as espécies presentes no local e participar de intervenções sensoriais, como sentir a árvore, respirar, olhar a natureza da região. Após a prática, os participantes irão aprender técnicas de plantio, cultivo e cuidados com mudas para aqueles que desejam ter plantas em casa ou no apartamento. Às 16h, a Minhoca Maricota fará pocket show, garantindo boas risadas e histórias sobre o Minhocário do espaço.

 

No domingo (16), o local oferecerá sessão gratuita de meditação com o grupo Sahaja Yoga, a partir das 9h. A prática será realizada na área externa da unidade e será conduzida por dois instrutores. Entre os benefícios da atividade voltada para todas as idades estão a diminuição da ansiedade, controle da pressão arterial e aumento da qualidade do sono. Já às 11h, sustentabilidade na ponta do lápis é o que promete chamar atenção na oficina de criação de lápis semente. Utilizando papel de jornal, cápsula de remédio, grafite e sementes, o arte-educador Felipe Junior vai ensinar como criar o lápis sustentável e, após o uso, plantá-lo. Na parte de cima do lápis, existe uma cápsula com várias sementes. Basta colocar o lápis usado na terra molhada e observar o desenvolvimento da planta. No final da tarde, às 16h30, está marcado um duelo de rapper e repentista, apresentado pelos artistas Allan Sales e Clécio Rimas.

 

Já quem preferir curtir o final de semana no Jardim Botânico, uma oficina de cordel sustentável, às 10h,  vai ensinar as técnicas da produção literária cordelista através da linguagem ambiental. Ainda no sábado, tem a oficina de xilogravura, que também tem fortes raízes na cultura nordestina, onde o público aprenderá a técnica de produção substituindo a madeira comumente usada por materiais reciclados.

Já no domingo, nada melhor do que sentir o ar puro da natureza logo no início da manhã. Às 9h, arte-educadores conduzem a trilha ecológica “Caminhando e descobrindo”, onde o público poderá percorrer os caminhos da Mata Atlântica e aprender sobre características das folhas, texturas e solo do ambiente. Atividade voltada ao tema de Mudanças climáticas e como ela se manifesta no mundo será tema durante o domingo. Os participantes vão para a área externa a fim de verificar essa manifestação na natureza e, por último, será feito o plantio de mudas arbóreas como parte da solução da mitigação dos efeitos da mudança climática no mundo. O objetivo é o melhor conhecimento sobre mudanças climáticas, seus efeitos e através da rearborização de um grande centro urbano como Recife, podemos ajudar o mundo a diminuir os efeitos desse fenômeno natural.

Para quem vai aproveitar o clima de praia no domingo, o CAT Ambiental, localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem, sedia diversas atividades gratuitas que começam a partir das 09h e duram até às 14h. O visitante poderá começar o dia relaxando e participando da atividade com o grupo Sahaj Yoga, às 09h. Depois pode aprender a confeccionar bonecos construídos com jornal e, por fim, participar da oficina de malabares com resíduos sólidos.  

 

Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:

 

Econúcleo Jaqueira, Sábado (15)

9h – O Meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Anansi”

10h – Trilha Ambiental + Oficina de mudas

11h – Em cena verde: “Roteiros de improviso com Astrogilda e Alcebíades

14h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

15h – Trilha Ambiental

16h – Pocket Show “Show de minhoca”

 

Domingo (16)

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h - Contação de histórias “O morcego e a cabaça”

11h – Resíduo nos eixos: Oficina de criação de lápis semente

14h – Apresentação do espaço em Cordel + Caminhada poética “Caminhos diVersos”

15h30 – Pocket show com as Formigas Sertanejas

16h30 – Duelo de Rapper e Repentista

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita



Jardim Botânico, Sábado (15)

9h - Caminhada Ecológica “Trilha Cega”

10h – ECOrdel: oficina de Cordel

11h - O Meio que se conta: contação de historias “A descoberta”

13h30 - Vivências ambientais: faço parte deste lugar

14h30 – Oficina de Xilogravura

15h10 - Cine ambiental: mostra de vídeo no econúcleo

 

Domingo (16)

9h - Caminhando e Descobrindo: folhas, texturas e solos

10h - Oficina de Mudas “Plantando o futuro”

11h30 - O Meio que se cota: contação de historias “Tisto”

13h30 – Caminhada Ecológica: “conhecendo a mata”

14h30 - O Meio que se conta: contação de história “Vozes de um Rio”

15h10 - Cine ambiental: mostra de vídeo no econúcleo

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita



CAT Ambiental, Domingo (16)

09h às 14h - Meditação com o grupo Sahaj Yoga
09 às 14h - Oficina de criação de bonecos com jornal
09 às 14h - Oficina de malabares
 

Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)

Segundo Jardim - Boa Viagem

Domingo, das 10h às 14h

Entrada gratuita

 

Sede: Avenida Cais do Apolo, 925, 5º andar, Bairro do Recife. Recife -PE - CEP 50030-903

Licenciamento: Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170 (8h às 13h: atendimento ao público)

Desenvolvido pela Emprel