PCR realiza oficina de Planos de Manejo no Jardim Botânico

Em meio ao ar puro e o verde da mata do Jardim Botânico do Recife, localizado na BR-232, aconteceu nesta quinta-feira (28) a Oficina Participativa de Zoneamento e Programas de Manejo das Unidades de Conservação da Natureza (UCNs) Curado e Matas do Curado. A ação, realizada através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, faz parte do processo de elaboração dos Planos de Manejo das 25 Unidades da capital pernambucana e contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre especialistas da área ambiental, representantes de empresas, agentes comunitários de saúde, proprietários de áreas, Exército, pesquisadores, estudantes, equipe técnica e gestores das Secretarias de meio ambiente do município e do estado.

O secretário executivo de Licenciamento e Controle Ambiental, Carlos Ribeiro, apontou que estas UCNs são bem conservadas e têm peculiaridades. “Estas Unidades municipais que estamos trabalhando hoje têm áreas sobrepostas com Unidades estaduais. Estamos trabalhando de forma integrada com o Estado, buscando compatibilizar finalidades, restrições e usos dessas áreas. Não teremos Unidades de Recife do grupo de Proteção Integral, mas através do zoneamento vamos adequando com as áreas estaduais”, enfatizou.

A analista de Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental da AkzoNobel, Patrícia Lacerda, destacou ações desenvolvidas pela empresa. “Estamos localizados aqui perto da Unidade e fazemos um trabalho ambiental com escolas municipais e estaduais. A condição que estas crianças vivem não favorece esta questão. Fazemos por que sabemos que é preciso”, afirmou.

 “Estamos elaborando estes instrumentos de gestão, que são os Planos de Manejo, de forma participativa. No ano passado fizemos as oficinas de diagnósticos e ouvimos a população sobre as potencialidades e ameaças destas áreas, este trabalho em conjunto é fundamental. Os próximos passos envolvem apresentação dos resultados, apreciação do Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente), publicação dos Planos de Manejo e formação dos Conselhos Gestores das Unidades”, ressaltou a gerente Geral de Plano de Manejo, Maíra Braga.

Na ocasião, os participantes conheceram o diagnóstico das áreas, discutiram sobre categorização e zoneamento das Unidades, e propuseram ações que poderão ser desenvolvidas nos programas de manejo. As UCNs Curado e Matas do Curado foram indicadas como de Uso Sustentável, na categoria Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

UCN Matas do Curado – Criada pela LUOS - Lei no 16.176/1996 e regulamentada pelo Decreto nº 23.815/2008, com área de 410,76 ha, possui sobreposição com as Unidades de Conservação estaduais da categoria Refúgio da Vida Silvestre, o RVS São João da Várzea e parte do RVS Mata do Curado.

UCN Curado - Criada pela LUOS - Lei no 16.176/1996 e regulamentada pelo Decreto nº 23.806/2008, com área de 118,45 ha, possui sobreposição com parte da Unidade de Conservação estadual RVS Mata do Curado.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel