PCR realiza oficinas para Unidades de Conservação em áreas de manguezais

Em 2019 já foram realizados nove encontros com a sociedade para a elaboração de Planos de Manejo

“Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar...”. A famosa frase de Chico Science, que se tornou conhecida através da canção "Passeio No Mundo Livre", foi evidenciada pelo movimento cultural manguebeat, na década de 90, e ela nos chama à urgência de tomarmos atitudes para proteger esse ecossistema tão importante e impactado. No sentido de proteger estes ambientes, das vinte e cinco Unidades de Conservação da Natureza (UCNs) do Recife, oito abrangem áreas de manguezais.

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), está elaborando os Planos de Manejo das UCNs que possuem este ecossistema. Na última quinta-feira (12/09), aconteceu a oficina participativa de Zoneamento e Programas de Manejo das UCNs Ilha do Zeca e Joana Bezerra, na sede da Legião da Boa Vontade (LBV). Na terça-feira (10/09), a oficina aconteceu para as UCNs Tamandaré e UCN São Miguel, na Associação Comunitária de Vila Tamandaré.

A oficina da terça-feira contou com a presença de mais de 30 pessoas entre profissionais da saúde, educação e meio ambiente, pesquisadores, moradores, representantes de organizações não governamentais, técnicos e gestores públicos. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos diagnósticos das Unidades, definidos os zoneamentos das áreas e proposta a categoria de Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) para as duas UCNs.

Para a agente de Saúde Ambiental, Maria Luzinete, é preciso agir. “Como sempre, o dia foi muito produtivo. É preciso fazer trabalhos com os mangues que foram destruídos, precisa recuperar. As famílias vão crescendo, os filhos e netos vão construindo casas e vão tirando o mangue”, disse. “Este dia foi intenso e produtivo”, completou a professora de História do Erem Amaury de Medeiros, Maria da Conceição Verçosa de Freitas.

Já a oficina das UCNs Ilha do Zeca e Joana Bezerra teve um diferencial: a participação de estudantes. Jovens da Escola Municipal Novo Mangue que anseiam por um futuro melhor para os manguezais, junto com o corpo docente, realizam projetos voltados para a preservação dos manguezais. Na ocasião, eles mostraram um pouco das ações desenvolvidas na unidade de ensino. Com mais de 30 participantes, estiveram presentes na prática moradores, profissionais da saúde e da educação, técnicos e gestores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e representante da Associação de Pescadores da Ilha do Zeca, além dos estudantes. A proposta de categorização para estas duas UCNs também foi ARIE.

“Meu sonho é que os professores levem os alunos para conhecerem a Ilha do Zeca para que no futuro eles continuem a nossa luta e possam conher mais sobre o mangue”, declarou o pescador Anacleto de Oliveira Maceno. O secretário Executivo de Licenciamento e Controle Ambiental, Carlos Ribeiro, destacou: “Esse trabalho dos Planos de Manejo traz uma questão nova que é a sustentabilidade. Não podemos excluir a realidade que já está posta, que existente nas localidades. Temos que promover a conservação envolvendo as pessoas’, declarou.

Os manguezais desempenham um importante papel para a preservação de diversas espécies vegetais e animais. “Os mangues são berçários da vida marinha, são locais de alimentação, reprodução e repouso da fauna. Eles evitam a erosão e promovem a ciclagem de nutrientes, além de melhorar o clima da cidade e evitar enchentes. A destruição deste ecossistema prejudica também a atividade pesqueira”, pontuou a bióloga da SMAS, Sandra da Luz.

Os participantes propuseram ações que poderão ser desenvolvidas nas Unidades, dentro de cinco programas de manejo: Recuperação Ambiental, Interação Socioambiental, Produção Técnica e Científica, Desenvolvimento Sustentável e Fiscalização e Monitoramento. Os próximos passos do processo serão a apreciação pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), a publicação legal dos Planos de Manejo e o retorno do material para a sociedade.

UCN Tamandaré – com área de 18,57 ha, está localizada entre os bairros de Areias, Jiquiá e Imbiribeira. Criada pela Lei Municipal nº 16.176/1996 (LUOS), foi regulamentada pelo Decreto nº 23.820/2008.

UCN São Miguel – com área de 43,84 ha, está localizada entre os bairros da Imbiribeira, Afogados e Jiquiá. Criada pela Lei Municipal nº 16.176/1996 (LUOS), foi regulamentada pelo Decreto nº 23.817/2008.

UCN Ilha do Zeca – situada nos bairros da Ilha Joana Bezerra e Ilha do Retiro, possui área de 30,71 ha. Criada pela Lei Municipal nº 16.869/2003, foi regulamentada pelos Decretos nº 23.825/2008 e 26.723/2012.

UCN Joana Bezerra – totalmente inserida no bairro da Ilha Joana Bezerra, tem área de 5,70 ha. Criada pela Lei Municipal nº 16.176/1996 (LUOS), foi regulamentada pelos Decretos nº 23.811/2008 e 27.495/2013.