Política ambiental do Recife é apresentada na feira MundoGEO Connect 2022

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, participou virtualmente,  nesta quarta-feira(18), do evento CITinova - Planejamento integrado e tecnologias para cidades sustentáveis, na feira MundoGEO Connect 2022, que acontece de 17 a 19 de maio, em São Paulo (SP). O gestor municipal colaborou com o painel de Tecnologia e Inovação e destacou  a concretização da política ambiental do Recife. Juntamente com ele, estiveram a diretora de projetos da Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES), Mariana Pontes, que explanou sobre os Jardins Filtrantes que estão sendo implantados no Parque Caiara e Elisa Meireles, da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal.

Na sua participação, Carlos Ribeiro ressaltou que as questões relacionadas às mudanças climáticas são transversais e precisam ser debatidas em todas as esferas.

“As políticas municipais precisam estar ligadas, associadas, em consonância com a política estadual e a federal, por isso esse evento tem um grande valor, pois propicia um ambiente de discussão e troca de conhecimento que ajuda a tirar projetos do papel. Em Recife, desde 2013,  estamos construindo uma política de enfrentamento às mudanças climáticas, já entregamos o inventário de gases do efeito estufa; estudos sobre a vulnerabilidade de áreas de risco, Plano Local de Ação Climática, desenvolvimento de ferramentas de tecnologia que nos ajudam nesse processo, além de outras iniciativas. Todo esse amadurecimento sempre com importantes parcerias, como com a  CITinova e ARIES, a gente tem tido condições de tirar relevantes projetos do papel alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Posso citar o Jardim Filtrante, um projeto rico de pluralidade e de serviços para a cidade e para a população”, comentou Ribeiro.

O MundoGEO Connect 2022  é um evento anual cujo objetivo é reunir, dentre outros, plataformas de processamento de dados, desenvolvedores de sistemas, entidades reguladoras, universidades e usuários públicos e privados das tecnologias. Seu intuito é a disseminação de conhecimento, o estímulo à inovação e o fomento de novos negócios em áreas como agricultura, florestas, meio ambiente, cidades inteligentes, energia e segurança. Em paralelo à exposição, no mesmo local, ocorrem também workshops, eventos e treinamentos.

O evento CITinova: Tecnologia e Inovação para Cidades Sustentáveis tem como objetivo apresentar ações do projeto CITinova sob a ótica da tecnologia e inovação para o desenvolvimento urbano sustentável. As temáticas abordadas são: planejamento urbano integrado, tecnologia e inovação e disseminação de conhecimento. O evento visa trazer a perspectiva dos parceiros coexecutores do projeto, responsáveis pela implementação das ações, e a perspectiva dos beneficiários, que usufruem diretamente dos produtos que estão sendo desenvolvidos. A participação dos parceiros ocorre de duas formas: a) exposição das ações do projeto pelos parceiros em estande e; b) evento sobre tecnologia e inovação para cidades sustentáveis.