Prefeito Geraldo Julio é reeleito presidente do ICLEI América do Sul

Prefeito do Recife foi escolhido pelos demais representantes do Comtiê Executivo Regional (RexCom), em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (9), para o triênio 2021-2024. Recife lidera a rede de cidades sustentáveis ligada à ONU na região desde 2018

 

 

Uma das cidades mais vulneráveis do mundo aos efeitos das mudanças climáticas, o Recife cumpre uma agenda moderna e atuante sobre sustentabilidade. Associada ao ICLEI – rede de cidades sustentáveis ligadas à ONU - desde 2015 e líder da organização na América do Sul desde 2019, com o prefeito Geraldo Julio ocupando a presidência, o Recife se tornou referência no tema. Na manhã desta quarta-feira (9), a cidade voltou a ser escolhida pelos demais membros da rede de cidades para presidir o órgão na América do Sul. A eleição aconteceu na primeira reunião online da nova composição do Comitê Executivo Regional (RexCom) 2021-2024, com a participação dos demais membros.

 

Além do prefeito Geraldo Julio, compõem o Comitê Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo (RS) Jaqueline Coutinho, prefeita de Sorocaba (SP), Juan David Palacio Cardona, diretor da Área Metropolitana do Vale do Aburrá, Colombia, e Raúl Emilio Jatón, prefeito de Santa Fé, Argentina. Também participaram da reunião Simon Wood, cônsul-geral da Grã-Bretanha no Rio de Janeiro, Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia no Brasil e o secretário-geral do ICLEI, Gino Van Begin e do secretário-geral do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

“Fico muito honrado com a escolha dos demais integrantes do comitê para continuar o trabalho que já estamos fazendo. A pauta da sustentabilidade, especialmente da emergência climática é urgente e precisa estar no centro de todas as discussões. O papel dos governos locais nesse debate precisa ser reforçado ainda mais. Precisamos engajar mais lideranças e toda a sociedade nas discussões e nas ações concretas para reduzir as emissões de gases”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Para Rodrigo Perpétuo, o ICLEI América do Sul chega ao novo triênio fortalecido nas relações com organizações internacionais e novas lideranças locais. “O ICLEI chega ao fim desse primeiro termo com uma robustez muito maior, o que é efeito também da liderança do prefeito Geraldo Julio que facilitou articulações, promoveu a associação junto a organizações internacionais e bancos multilaterais, permitiu o alargamento da carteira de projetos da associação. Por outro lado, implementou toda a agenda que foi possível nesse período na cidade do Recife, constituindo-se numa liderança que também guia pelo exemplo. E isso para nós é muito importante, isso inspira outros prefeitos, outras autoridades locais e a nossa equipe a continuar muito motivados nesse trabalho em prol da transformação positiva, em prol da sustentabilidade nos territórios”.

As duas escolhas do Recife para a presidência do ICLEI América do Sul são resultado do compromisso da cidade com a sustentabilidade e da atuação das cidades no debate sobre as mudanças climáticas. O prefeito Geraldo Julio foi o primeiro gestor municipal a participar de uma Conferência das Partes, na COP-19, em Varsóvia na Polônia. Na época, o debate sobre o tema estava mais concentrado no nível internacional, entre países. Desde então, os Governos Locais, como estados e municípios, foram ganhando relevância, e na última Conferência das Partes (COP-25), realizada em Barcelona, o prefeito Geraldo Julio liderou a maior comitiva de governos locais da América do Sul em todas as COPs.

Além das continuas participações nas Conferências das Partes, o Recife sediou a primeira Conferência Brasileira de Mudança do Clima, em 2019, quando foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer por decreto a Emergência Climática Global e também a primeira cidade do país a colocar na grade curricular das escolas públicas a disciplina Sustentabilidade e Mudanças Climática.

Afora a participação no debate global sobre o clima, o Recife tem uma agenda concreta de ações na cidade sobre a questão climática. Em conjunto com o ICLEI e outros órgãos nacionais e internacionais, o Recife já fez dois  Inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa e está concluído o terceiro. Tem pronto um Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas, que avalia as ameaças climáticas as quais o Recife está submetida e e aponta caminhos para a adaptação do município a elas. Também está em andamento um projeto de eficiência energética com o uso de energia solar para equipamentos públicos municipais, chamado Recife Cidade da Eficiência Energética, que tem piloto em andamento no Hospital da Mulher do Recife.

Entre as medidas concretas para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, desde 2013 o Recife ampliou sua malha cicloviária em 480%, chegando a 140km - em 2013 eram 24 km -, quase triplicou o espaço exclusivo para ônibus nas vias da cidade, passando de 22 km para 62 km, com as Faixas Azuis e chegou a 60% da iluminação pública da cidade em LED, mais potentes e econômicas, com a instalação de mais de 60 mil pontos no Ilumina Recife.

Além disso, em 2014 foi instituído por Lei Municipal o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP), que criou 25 Unidades de Conservação da Natureza (UCN), abrangendo 38% do território da cidade.

 

Sobre o  ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade - É uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 100 países, influenciamos as políticas de sustentabilidade e impulsionamos a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta 78 governos associados em 8 países a este movimento global. Ao longo destes anos, o ICLEI América do Sul destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros. 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel