Prefeitura do Recife apoia evento de conscientização ao Dia Mundial do Rim no Econúcleo Jaqueira

Ação gratuita vai alertar sobre a importância da prevenção da doença renal

Não dá para cuidar do meio ambiente quando não cuidamos do nosso próprio corpo. A correria do dia a dia nos faz, muitas vezes, esquecer cuidados básicos com a saúde. Mesmo com exames regulares, certos problemas podem passar despercebidos, principalmente em um, ou melhor dizendo, dois órgãos muito importantes para o bom funcionamento do corpo: os rins. Por isso, a Sociedade Internacional de Nefrologia, em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vai celebrar o Dia Mundial do Rim. O evento ocorrerá neste sábado (14), no Econúcleo do Parque da Jaqueira, das 9h até as 12h. Na ocasião, a médica Marcela Pandolfi vai comandar uma roda de conversa sobre a prevenção e o tratamento adequado das doenças renais.

Idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), a data tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo e é celebrada na segunda quinta-feira do mês de março. Neste ano, o tema central "Saúde dos rins para todos. Ame seus rins, dose sua creatinina".   O objetivo da data é chamar atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças renais, que atualmente atingem cerca de 850 milhões de pessoas em todo mundo.

Durante o evento serão abordados os seguintes tópicos através de conversas com as famílias: o que é o dia mundial dia do rim;  para que servem os nossos rins; quais são os fatores de risco e sintomas com que devemos nos preocupar e  orientações sobre prevenção de doenças renais.

“Apesar de ser mais comum em adultos, nas crianças a doença renal crônica é grave e com implicações importantes no crescimento, desenvolvimento e bem estar das crianças. Dessa forma, o intuito dessa ação social é permitir que o público conheça mais sobre a doença renal crônica na infância e entenda sobre os fatores de risco, consequências e prevenção”, alertou a Dr. Marcela Pandolfi.