Prefeitura do Recife apoia projeto que leva bicicletas compartilhadas as comunidades

Neste sábado (2), o projeto Bota pra Rodar, novo sistema comunitário de bicicletas compartilhadas,  chega à Zona Sul do Recife. A iniciativa  é uma criação da Ameciclo - a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife - e, no caso da Entra Apulso, está sendo implantado em parceria com o Grupo Escoteiro Cleonildo Paulo da Silva 12/PE, e apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). O pontapé do projeto acontecerá, às 10h,  na Associação de Moradores do Entra Apulso, em Boa Viagem.

O projeto começa com dez bicicletas disponíveis para o uso acessível dos moradores da comunidade, que poderão usar as bikes para se deslocar para trabalho, educação, compras e lazer. As bicicletas foram doadas e passaram por um processo de recuperação feito por voluntários em oficinas de consertos e pintura realizadas pela Ameciclo.

O Bota pra Rodar visa recolher bicicletas doadas para reformá-las e disponibilizá-las para comunidades em um sistema de compartilhamento de bicicletas. O projeto existe desde 2015 e é pensado em conjunto com as comunidades e autogestionado por elas, para atender às suas próprias necessidades. Cada edição do projeto é dividida em etapas: campanha de doação das bicicletas, integração comunitária, oficinas de formação de mecânica, empreendedorismo e rodas de diálogo sobre direito à cidade. Com as bicicletas, os moradores conseguem acessar espaços de estudo, trabalho, compras e lazer, garantindo seu direito à cidade a partir de um modal sustentável, rápido e barato.

Inauguração do Bota pra Rodar Entra Apulso

Data: 02 de julho de 2022