Prefeitura do Recife desperta consciência para sustentabilidade durante Hora do Planeta

Praça do Arsenal e Cais do Sertão tiveram suas luzes apagadas em prol do movimento global A Hora do Planeta

A Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e de Turismo, Esportes e Lazer, com o apoio da União dos Escoteiros do Brasil e do Sinspire, conseguiu reunir dezenas de pessoas em uma Caminhada Noturna Sustentável gratuita na programação do Olha! Recife deste sábado (30), marcando o décimo ano consecutivo de adesão da cidade ao movimento Hora do Planeta, promovido em todo o mundo pela ONG WWF. A iniciativa é um ato simbólico no qual todos podem demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas, apagando suas luzes durante sessenta minutos.

A ação teve início na Praça do Arsenal, com uma fogueira de velas acesa pelo Grupo de Escoteiros de Pernambuco ainda na concentração. A EletroBike, do DJ Mozaum, exibiu vídeos de conscientização para os participantes, mas por conta da chuva, os participantes seguiram para o Cais do Sertão, onde foram exibidas projeções que contaram a história da cidade na visão dos meios de transportes e emissões de gases de efeito estufa. Alguns estabelecimentos,  como prédios e casas apagaram as luzes, seguindo o exemplo da Praça do Arsenal e do Cais do Sertão.

O ato contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, que ressaltou a relevância da adesão ao movimento internacional e o gesto simbólico de apagar as luzes como uma forma de reflexão. “A ideia de ficar às escuras por uma hora é a ação simbólica que celebra o compromisso para a defesa do meio ambiente e do planeta durante todo o ano. Este é um momento importante para a cidade do Recife, para o Brasil e para o mundo. Cada passo e movimento que damos em defesa do meio ambiente e do nosso planeta é válido”, disse José Neves.

O diretor de métodos educativos do Grupo de Escoteiros de Pernambuco, Julio Staudt, fez questão destacar a participação efetiva dos escoteiros, não só em Pernambuco mas em todo o Brasil, junto com a ONG WWF, para fomentar os cuidados com o meio ambiente. "Nossos escoteiros precisam ter consciência ambiental com o gasto de energia, desde os que entram com 6 anos até os que saem com 18 anos”, explicou.

Iniciativa - A World Wide Found for Nature (WWF), que organiza a ação em todo o mundo, define a Hora do Planeta como um movimento global que une as pessoas para proteger o planeta. No final de março de cada ano, a campanha reúne comunidades de todo o mundo que celebram um compromisso com o planeta, apagando luzes por uma hora.

O evento começou na cidade de Sydney, na Austrália, em 2007, com a participação de aproximadamente dois mil estabelecimentos comerciais e 2,2 milhões de pessoas. No ano seguinte, o número aumentou para 50 milhões de participantes de 35 países.