Prefeitura do Recife investe no plantio de árvores jovens no Parque das Graças, Derby e Estrada dos Remédios

O novo método consegue uma maior taxa de crescimento das árvores, além da grande adaptação e maior resistência da muda no ambiente externo.

 

Seguindo o novo padrão de arborização da capital pernambucana, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), vai realizar um plantio de 11 árvores adultas no Parque das Graças e nos recuos viários da Estrada dos Remédios e do Derby,  nesta quinta(28) e sexta-feira(29). Na próxima semana mais 13 árvores serão plantadas.  Ao todo, já foram plantadas 105 árvores atendendo aos novos critérios da Lei Municipal 18.938, sancionada no último mês e que disciplina o plantio, replantio, poda, supressão, transplante e uso adequado da arborização urbana do município.   

 

O novo padrão contempla o plantio de árvores jovens que apresentam diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 cm. Isso garante que sejam árvores bem robustas e que tenham capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano. Além disso, todos os tratos silviculturais para o sucesso do plantio estão sendo aplicados a essas árvores como aplicação de hidrogel para auxiliar na absorção de água por mais tempo e de forma eficiente, uso de adubação para garantir o desenvolvimento acelerado da planta e incorporação de bioestimulantes à base de algas marinhas para desenvolvimento das raízes. As espécies selecionadas para esse plantio foram Coração de negro (Poecilanthe parviflora); Aldagro (Pterocarpus rohrii);Sibipiruna (Cenostigma pluviosum); Pau-ferro (Libidibia ferrea);Catuaba (Eriotheca candolleana); Jequitibá lilás (Cariniana ianeirensis); Jequitibá-vermelho (Cariniana rubra); Figueira (Ficus enormis). 

 

“Com mais água e nutrientes, as árvores conseguem uma maior taxa de crescimento e uma grande capacidade de sobrevivência às adversidades externas, além disso com um sistema radicular desenvolvido, a frequência de irrigação também é menor”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro. 

 

De acordo com José Edson, chefe da Divisão de Arborização,  os locais apresentados para o plantio das últimas árvores possuem características de  recuo ajardinado, calçadas, parques e praças, sendo eles: Forte das Cinco Pontas, Parque das Graças, Parque da Macaxeira e outras diversas ruas e avenidas.

“Um dos focos desse plantio serão os recuos viários que estão sendo revitalizados e preparados para receber plantio de árvores trazendo uma nova configuração paisagística para esses locais”, diz Edson.

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel