Prefeitura do Recife lança site com quebra-cabeça ecológico enaltecendo a fauna e flora do Jardim Botânico

 

A página, além de contar com imagens de quebra-cabeça do ecossistema do JBR, também disponibiliza informações sobre as respectivas espécies 

A fauna e a flora encontradas no Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura do Recife,  serviram de inspiração para o site do Quebra-cabeça Ecológico.   Através dessa nova ferramenta, os apaixonados pela natureza poderão aprender  de maneira divertida  e lúdica sobre as espécies encontradas no JBR.  Além disso, o projeto fortalece o vínculo entre o meio ambiente e a comunidade, incentivando o respeito e  o cuidado com o ecossistema.  O projeto foi  produzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), com apoio da Divisão de Tecnologia de Educação Ambiental e do JBR. 

 

O jogo, que poderá ser acessado gratuitamente através da página da Secretaria (http://meioambiente.recife.pe.gov.br/)  e do JBR (http://jardimbotanico.recife.pe.gov.br/  reúne imagens de quebra-cabeça com diversas espécies da fauna e flora presentes no Jardim Botânico. Além de montar imagens e trabalhar as capacidades de percepção e raciocínio,  o usuário poderá também exercitar  seus os conhecimentos, pois o site disponibiliza textos informativos sobre as respectivas espécies com dados como habitat, nomes científico e popular, seus principais hábitos, etc. 

 

A equipe do Jardim Botânico do Recife  foi responsável pelo conteúdo e toda a parte técnica ficou por conta do game designer da SMAS,  Daniel Nipo. “A ideia é lançar a primeira versão do site com oito opções de jogos e com o passar do tempo, adicionar mais alternativas, se possível, com diferentes níveis de dificuldade, de forma que estimule cada vez mais o raciocínio dos participantes, atrelado ao cuidado com o meio ambiente”, comenta Daniel. 

 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, avalia que o Quebra-cabeça Ecológico vai auxiliar no processo de ensino e aprendizagem sobre questões ambientais.

 

“A utilização de jogos didáticos voltados para a educação ambiental é uma importante ferramenta na mudança e construção de atitude da população, principalmente de crianças, em prol de uma conscientização e um posicionamento mais responsável com as causas ambientais”, comenta Ribeiro. 

 

O site do Quebra-cabeça Ecológico faz parte de um acervo de jogos ambientais desenvolvidos pela SMAS. A proposta é ensinar a importância da preservação do meio ambiente e estimular a garotada à conscientização ambiental. Cuidados com a natureza, lixo urbano, biodiversidade e sustentabilidade dos mangues são algumas das temáticas abordadas nesses jogos. Os games estão disponíveis gratuitamente na plataforma Google Play através do livro digital Mangue e Tal PlayBook (10 jogos), nos tablets da rede municipal de ensino (14 jogos) ou através de link para download - https://bit.ly/2jiuQEW 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel