Prefeitura do Recife recebe Prêmio A3P de boas práticas na administração pública

A Prefeitura do Recife recebeu, na última quinta-feira (23), o Prêmio A3P, premiação concedida a cada dois anos pelas práticas de sustentabilidade na administração pública. Realizada em Brasília, a sétima edição do concurso foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e dividida em quatro modalidades, onde a PCR foi contemplada, em primeiro lugar, na categoria Gestão de Resíduos Sólidos, reiterando a responsabilidade de incentivar a sustentabilidade na capital pernambucana.

O projeto vencedor da modalidade foi encabeçado pelo Centro de Educação, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade do Recife e consiste no recolhimento de equipamentos eletrônicos defasados e em desuso na rede de educação, reaproveitando-os para fins de robótica, trabalhos artísticos e empresas especializadas em reciclagem. Dentro do projeto, foi desenvolvida a automatização de hortas nas escolas e pesquisas experimentais com o material que seria descartado.

Nilo Rocha, gestor de Políticas Sustentáveis e Clima, destacou a importância do prêmio para prefeitura. “O comitê gestor, coordenado pela SDSMA, estimulou a criação da comissão multisetorial da A3P na diretoria de tecnologia, comissão essa que trabalha internamente as ações da A3P nos órgãos. Esse prêmio é importante porque divulga as boas práticas da A3P na prefeitura e sensibiliza os servidores para importância de adotar essas práticas nos seus respectivos cargos”, avaliou.

Doze instituições foram contempladas na sétima edição do Prêmio A3P, onde iniciativas ou projetos que causaram impactos positivos na sustentabilidade do país foram premiados em outras três categorias: Destaque da Rede A3P, Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais e Inovação na Gestão Pública.

A3P – A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa promover os princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos governamentais. O modelo de gestão é implementado de forma voluntária. Em 2010, a Prefeitura da Cidade do Recife assinou o acordo de adesão à agenda, tendo como coordenadora do processo de implantação a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA).