Programa Educar para uma Cidade Sustentável abre inscrições para escolas e creches municipais

Iniciativa visa promover a educação ambiental nas instituições de ensino, durante o ano letivo. Inscrições ficam abertas até o dia 29 de março.

Escolas e creches municipais que desejam participar do programa Educar para um Cidade Sustentável, da Prefeitura do Recife, podem se inscrever a partir desta quinta-feira (07). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), visa promover a educação ambiental nas instituições de ensino, durante o ano letivo. Na edição anterior, cerca de 80 unidades integraram a ação, envolvendo mais de 15 mil estudantes.

Para participar, é necessário que o professor ou algum gestor da unidade faça o cadastro online (https://goo.gl/forms/apn3jB6ov2DU500k2). Lá, deve-se descrever o projeto que a instituição se propõe a desenvolver: número de turmas envolvidas, duração, número de pessoas participantes (pais, alunos, comunidade), datas do calendário ecológico a serem comemoradas; atividades de extensão e complementares (criação de blogs, oficinas, etc). É possível propor uma ação nova ou dar continuidade a uma já existente no equipamento.

“Esse ano vamos trabalhar com ênfase no tema das Mudanças Climáticas e os estudantes poderão refletir como os elementos da cidade do Recife tem relação com essa questão, seja do verde urbano, dos resíduos sólidos, da biodiversidade, das águas e do consumo consciente. A ideia é que se possa entender que muitas das nossas ações cotidianas impactam negativamente no Planeta e que há atitudes simples de se adotar para que nossa Cidade seja mais sustentável ambientalmente", disse Erica Vidal Negreiros, Analista de Desenvolvimento Ambiental da SMAS.

Ao longo do ano, as atividades executadas pelas unidades de ensino somarão pontos e aquelas que tiverem a maior pontuação ao final do período serão consideradas Destaque do Ano. Todas as escolas participantes também apresentarão seus trabalhos no V Festival Educar para uma Cidade Sustentável, que ocorrerá no mês de outubro.

As inscrições para participar da edição 2019 do programa seguem abertas até o dia 29 de março. Para mais informações ou dúvidas, é só ligar para (81) 3355-5808.

Programa Educar para uma Cidade Sustentável - É o programa de Educação Ambiental, lançado em fevereiro de 2014, que apresenta uma proposta de educação cidadã para o desenvolvimento sustentável. Está organizado a partir de um tema central; sustentabilidade, com quatro eixos temáticos: verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade. A estratégia de comunicação inclui grupos de personagens criados especialmente para o programa, a Turma Mangue e Tal.

Programa Educar para uma Cidade Sustentável

Quem pode participar: Unidades da Rede Municipal de Ensino (escola, creche e creche-escola)

Período: Desta quinta-feira (07/02) até o dia 29 de março

Inscriçõeshttps://goo.gl/forms/apn3jB6ov2DU500k2