Programa Via Jardim avança e contempla Avenida Recife com 100 árvores

Ação é da Prefeitura do Recife que pretende levar 1.200 árvores para as principais avenidas da cidade

O programa Via Jardim segue a todo vapor na capital pernambucana. Desta vez, a ação, que prevê a transformação de vias urbanas em corredores verdes, contempla a Avenida Recife, na Zona Oeste da cidade. A via receberá 100 árvores adultas de oito espécies da mesma cor de floração: Peroba (Aspidosperma polyneuron); Dedaleiro (Lafoensia pacari); Resedá Branca (Lagerstroemia indica); Jatobá (Hymenaea courbaril var stilbocarpa); Canelinha (Nectandra megapotamica); Ipê Branco (Tabebuia roseoalba); Canela do Brejo (Poecilanthe parviflora) e Mirindiba Branca (Lafoensia glyptocarpa).  As Avenidas Norte e Agamenon Magalhães já foram contempladas com 120 e 150 árvores, respectivamente.

Ao todo, serão 1.200 árvores adultas distribuídas pelas principais avenidas da cidade, dentre elas: Caxangá, Boa Viagem, Marechal Mascarenhas de Moraes e Domingos Ferreira. O plantio segue o novo padrão de arborização da capital pernambucana, que apresenta Diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 cm. Essa iniciativa garante que as árvores sejam bem desenvolvidas e robustas, com capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano.

Investir na arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade microclimática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife