Projeto de Eficiência Energética da PCR é apresentado em Buenos Aires

O projeto Recife - Cidade de Eficiência Energética desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que visa instalar painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos, a começar pelo Hospital da Mulher, foi apresentado nesta quarta-feira (11), no Workshop Regional sobre Eficiência Energética em Municípios LatinoAmericanos, em Buenos Aires.  O encontro reuniu autoridades da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Paraguai, Peru e Uruguai.

Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, o projeto Recife Cidade de Eficiência Energética  visa instalação de paineis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos nas áreas da saúde, educação, esporte e no edifício-sede da Prefeitura. O Hospital da Mulher foi escolhido como piloto para representar o modelo municipal de eficiência energética e enfrentamento à mudança climática, tornando-se autossuficiente em energia elétrica. No HMR, a instalação do equipamento vai conferir uma capacidade expressiva de redução de cerca de 7.000 tCO2e emitidos pelo município. Esse tipo de energia é considerado limpo, pois não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

Desenvolvido em decorrência da projeção do aumento do consumo energético do Recife, com previsão de crescimento de até 88,4% entre os anos de 2014-2030, o projeto RCEE apresenta a relação entre consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa (GEE), ou seja, mais consumo mais emissão. Estima-se um crescimento de 55,7% das emissões de GEE associadas a consumo energético na cidade. Segundo o último Inventário de GEE da Cidade do Recife, das emissões decorrentes do consumo de energia elétrica por parte do Governo Municipal, 23,7% são provenientes das edificações da administração pública. Diante de tais dados, o projeto RCEE baseia suas diretrizes no Plano de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa, desenvolvido entre 2013 e 2016 em conjunto pela PCR e pelo ICLEI.