Recife conhece novas ideias sustentáveis durante Climate Week América Latina e Caribe

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) participou do Climate Week América Latina e Caribe 2021 (LACCW), que serviu como preparativo para a COP26, que será realizada na Escócia, em novembro.

Entre os dias 11 e 14 de maio, cidades de vários países tiveram a oportunidade de apresentar ideias que contribuam para a COP26. O evento promoveu o debate sobre soluções ambiciosas voltadas ao enfrentamento às mudanças climáticas, com foco em três temas: ações nacionais e abordagens econômicas; abordagens integradas para o clima e desenvolvimento resiliente; e aproveitando oportunidades de transformação.

“Evento preparatório para a COP26, a Climate Week é uma excelente oportunidade para as cidades trocarem experiências e fortalecerem o discurso para a Conferência Climática da ONU. A participação do Recife reforça o compromisso da atual gestão com essa pauta tão importante”, destacou o gestor de Articulações Institucionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Luiz Roberto, um dos participantes da Climate Week.

COP26 - Trata-se da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Reunirá, entre os dias 1 e 12 de novembro deste ano, em Glasgow, na Escócia, líderes de todo mundo. Este é o principal fórum global para discutir questões relacionadas ao clima, com a participação de governos, do setor empresarial, de representantes da academia e do terceiro setor.

As principais expectativas para a COP26 se concentram em três pontos fundamentais que ficaram sem acordo nas últimas conferências, desde a aprovação do Acordo de Paris, na COP21, em 2015: a manutenção das promessas feitas aos países em desenvolvimento, especialmente por parte das nações mais ricas, em mobilizar anualmente US$ 100 bilhões em financiamento climático até 2020; o encerramento por parte dos governos dos itens pendentes e negociações para implementar completamente o Acordo de Paris; a redução das emissões e o aumento da ambição climática por parte dos países, não apenas no que diz respeito à mitigação, mas também aumentando a ambição na adaptação e construção de resiliência aos impactos da mudança do clima.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel