Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade adere a campanha mundial Julho Sem Plástico com desafio virtual

Desafio será lançado por meio do Instagram Recife Sustentável com dicas e práticas para redução do uso de plástico em prol do meio ambiente

Considerado o mês da campanha Julho Sem Plástico, que começou na Austrália em 2011 e se espalhou mundialmente através da hashtag #plasticfreejuly, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, adere a uma das campanhas ambientais mais influentes do mundo e lança um desafio virtual nesta quinta-feira (9). Até o final do mês, o perfil da SMAS no Instagram (https://www.instagram.com/recifesustentavel/) vai divulgar práticas sustentáveis com o intuito de provar que é possível a mudança nos pequenos hábitos.

Conhecido como um vilão do meio ambiente, o plástico demora a se decompor e ao longo dos anos torna-se uma ameaça à vida marinha. A iniciativa virtual visa aumentar a conscientização sobre os impactos ao meio ambiente e a reduzir o desperdício de plástico de uso único na rotina diária, ajudando a encontrar alternativas que podem se tornar novos hábitos. As embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de forma irregular – em lugar de serem encaminhadas para reciclagem – dificultam a degradação de outros resíduos, podem ser ingeridas por animais e poluem o meio ambiente. O desafio virtual da SMAS também cumpre o papel de engajar a sociedade em prol de mudanças coletivas. A cada semana, dicas, conhecimentos e práticas serão postadas até a última quinta-feira (30) do mês. Os participantes poderão compartilhar vídeos, fotos, registrar sua evolução através das redes sociais por meio da hashtag #julhosemplasticorec.

Repensar os itens do dia a dia é o primeiro passo para começar o desafio ao prestar atenção se os utensílios são recicláveis e podem ser substituídos por outros materiais menos poluentes. Para a gerente de educação ambiental da SMAS, Danielle Sampaio, toda hora é hora de fazer a diferença, basta começar. “Quanto menos consumo, menor a pegada ambiental. Já existem opções sustentáveis para produtos que temos hábito de consumir no dia a dia, como escova de dente de bambu, fraldas de pano, coletor menstrual, produtos a granel e até embalagens de produtos recicláveis baseadas em economia circular. Neste período em que o mundo vive uma pandemia, as máscaras caseiras confeccionadas em tecidos também contribuem para o significado de um dos 5Rs da Sustentabilidade, a Reutilização”, explica a gestora.

Contribuir para o movimento também alinha a cidade do Recife aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) 11, 12, 14 e 15 (cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumo responsáveis, vida abaixo da água e vida na terra). Somente em julho de 2019, cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo participaram do desafio Julho Sem Plástico (#plasticfreejuly) em 177 países.

Sobre a Campanha Julho Sem Plástico

Plastic Free July (Julho sem Plástico) é uma iniciativa da Plastic Free Foundation em direção a uma visão de ver um mundo livre de resíduos plásticos. Foi iniciada em 2011 por Rebecca Prince-Ruiz (fundadora da Plastic Free Foundation) e uma pequena equipe do governo local no oeste da Austrália, e agora é uma das campanhas ambientais mais influentes do mundo. Milhões de pessoas em todo o mundo participam anualmente, muitas se comprometendo a reduzir a poluição por plásticos muito além do mês de julho. Somente em julho de 2019, cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo participaram do desafio de 177 países. Uma pesquisa revelou que 29% das pessoas pesquisadas em todo o mundo estavam cientes do desafio do Plastic Free July e quase metade delas optou por participar em 2018.