Secretários de João Pessoa vêm conhecer experiências ambientais do Recife

Uma comitiva da Prefeitura de João Pessoa veio conhecer de perto o processo ágil e transparente de licenciamento ambiental realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, recebeu a visita, nesta quarta-feira (12), de Welison Silveira e Fábio Carneiro, secretários de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, respectivamente. Cumprindo agenda na capital pernambucana, os gestores paraibanos quiseram conhecer o trabalho que a Prefeitura do Recife realiza na área do licenciamento ambiental.

Além de apresentar a dinâmica do licenciamento digital, Carlos Ribeiro aproveitou a oportunidade do encontro para mostrar algumas ações desenvolvidas pela gestão municipal voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e à sustentabilidade, como o Plano Local de Ação Climática – PLAC -, a publicação de inventários, a atuação da equipe de fiscalização e os planos de manejos das Unidades de Conservação.

“Foi uma visita importante, pois possibilitou a troca de experiências e conhecimentos com outra capital. Tivemos a chance de apresentar o processo digital de licenciamento ambiental do Recife, que, de forma transparente e ágil, nos dá condições de monitorar e reduzir os prazos das liberações”, explicou Carlos Ribeiro.

Entusiasmado com o que viu, Welison Silveira, avaliou a iniciativa como bastante proveitosa: “Causou grande surpresa e encantamento as possibilidades e viabilidade que as ferramentas utilizadas pelo Recife dispõe para o gerenciamento ambiental da cidade. Vamos procurar levar essa experiência para João Pessoa, a fim de aprimorarmos a forma de trabalhar com o meio ambiente”, destacou o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa.

Também estiveram presentes à visita, o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Ubaldo Pequeno, e Márcia Martins, coordenadora de Análise Ambiental da capital paraibana.