Semana do Meio Ambiente garante diversão e consciência ecológica no Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (5), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), estará promovendo uma série de atividades gratuitas nos seus equipamentos ambientais de 07 a 12 de junho. O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste,  e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte,  serão ponto de encontro para quem quiser aproveitar a programação com caminhadas, oficinas, trilhas e contação de histórias que irão estimular a consciência ambiental e a sustentabilidade.

 

A diversão começa no Jardim Botânico,  na terça-feira (7), com a trilha interpretativa do Jardim, às 10 horas. No mesmo horário, acontecerá a Oficina de Produção de Mudas, pertinente para quem deseja desenvolver métodos de plantio. Na quarta-feira (8), além da Trilha das Espécies ameaçadas de extinção, às 10 horas, também vai rolar a Oficina de Manipulação de Plantas Medicinais. A oficina tem o objetivo de disseminar informação a respeito dessas plantas e capacitar pessoas para a manipulação e produção correta destes fitoterápicos.

 

Na quinta-feira (9), será a vez da Trilha Interpretativa encantar o público e propiciar bem-estar para os visitantes. Também, às 10 horas,  terá a oficina de produção de mudas  e exposições. Para fechar a semana de comemorações, o JBR vai oferecer uma caminhada ecológica pela mata para explicar os hábitos do Sagui e uma oficina de compostagem que vai mostrar como se pode transformar o material orgânico que iria para o lixo em adubo natural. 

 

Já no Econúcleo Jaqueira as atividades começam a partir da quinta-feira (09), às 09h30,  com a Trilha Ecológica para conhecer as árvores do Parque e aprender sobre a importância das abelhas para o ecossistema. Uma oficina de brinquedos também será uma boa opção. A atividade será às 14h e vai ensinar a produzir brinquedos com material reciclável. 

 

Quem escolher ir na sexta-feira (10), poderá participar, às 09h,  da oficina: “Minhoca, minhoquinha - como fazer uma composteira morando em apartamento”. A tarde vai rolar a oficina de contação de histórias que ensina técnicas para essa finalidade. A programação continua no final de semana  com a Trilha ecológica “visitando o viveiro de plantas medicinais”, às 09h30 do sábado e à tarde com uma palestra com o  terapeuta ayurveda, Danielson Holanda, abordando a correta utilização dos óleos essenciais na primeira infância. Essa atividade se repete no domingo, juntamente com um Pocket Show com a palhaça Gardênia. 

 

O Jardim Botânico do Recife funciona de terça a domingo, das 09h às 15h, com entrada gratuita. Já o Econúcleo Jaqueira funciona de quinta a domingo, das 09h às 16h. 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170, (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel