Serviços de arborização urbana realizados pela PCR podem ser solicitados pela população

Os serviços oferecidos vão desde plantio, manutenção e poda até orientações sobre a prática da arborização no ambiente natural e construído

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e em parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), oferece serviços relacionados à arborização da cidade para a população. Para o plantio de 10 mil árvores durante a Maratona Verde do Recife, entre 3 e 9 de junho, a SMAS montou todo o planejamento com base no Manual de Arborização Urbana do Recife, guia desenvolvido pela Secretaria em que o cidadão pode ter acesso a todas as orientações necessárias sobre a prática de plantio e manutenção da arborização no ambiente natural e construído.

O guia visa informar à população sobre plantio, manejo, poda e pragas, entre outros assuntos relacionados à Arborização Urbana. A publicação é gratuita e está disponível em versão E-Book através do site da Secretaria - http://meioambiente.recife.pe.gov.br - ou pelo link: https://bit.ly/2ozwbJl.

Atualmente, o cidadão pode solicitar o plantio na sua rua, bairro ou comunidade através do telefone 156. Ao ligar, o solicitante vai abrir um protocolo para análise.  A partir daí, técnicos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies adequadas para serem plantadas naquela área escolhida pelo morador. Todo o procedimento demora em média 20 dias e é gratuito. Na vistoria é analisada a área do plantio, se há presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados.

O procedimento, além de promover as melhores condições de conservação e desenvolvimento das árvores, contribui para a melhoria da qualidade do ar; minimiza as ondas urbanas de calor; reduz a poluição sonora e visual; absorve a água, diminuindo as enchentes e regula a chuva, contribuindo para qualidade de vida e deixando os ambientes mais bonitos.

Além de solicitar os serviços de arborização, o cidadão ainda poderá auxiliar na identificação e catalogação de árvores no Recife através do aplicativo Arborize, desenvolvido pela Prefeitura para estimular o plantio na capital. Na palma da mão, o cidadão tem informações das árvores que existem na cidade e pode se tornar responsável por uma delas, além de visualizar um manual que explica como a muda deve ser plantada. O aplicativo registra o local, pede uma foto, um ponto de referência e o tipo da planta. Aspectos como distância da rede elétrica, por exemplo, devem ser levados em consideração. O Arborize está disponível de forma gratuita nas versões IOS e Android.

Atualmente, existem 260 mil árvores em logradouros públicos da capital pernambucana. Entre 2013 e 2018, foram plantadas 56.624 árvores, prioritariamente nativas da Mata Atlântica.

O processo de arborização e suas diretrizes, que se encontram especificadas no Manual, passam pelas fases de plantio e manutenção. Confira:

Plantio

É preciso abrir uma cova com profundidade de 0,60m e abertura em função das medidas do alegrete, como recomendação. Admite-se que as aberturas poderão ter as dimensões mínimas de 0,45m x 0,45m. A retirada da muda do recipiente deve ser procedida apenas no momento do plantio;

Adubar o solo e preparar o berço com material orgânico (adubo);

Fixar uma haste no solo e amarrar a muda a ela. Esta haste deve ser fixada no fundo da cova ao lado do torrão, sem prejudicar as raízes e devem apresentar altura total igual ou maior que 2,20 m, enterrando no mínimo 0,50.;

Irrigar a terra logo após o plantio até encharcá-la.;

Manutenção

Após o plantio, inicia-se o período de manutenção da arborização. É necessário regar a muda 3 vezes por semana e adubar pelo menos 2 vezes ao ano.

Sobre a Maratona Verde do Recife

A Semana do Meio Ambiente no Recife terá, pela primeira vez, uma Maratona Verde dedicada ao plantio de árvores na cidade, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). Serão 10 mil mudas plantadas com ajuda da população, sociedade civil e instituições entre os dias 3 e 9 de junho, nos principais corredores viários, parques, praças, escolas e equipamentos de saúde. Para participar do maior plantio coletivo de mudas da capital pernambucana é preciso efetuar um cadastro no site da SMAS (http://meioambiente.recife.pe.gov.br/). A apoteose da maratona está marcada para os dias 8 e 9 de junho, reunindo voluntários em pontos estratégicos da cidade definidos pela equipe de arborização da SMAS.