SMAS ensina a criar uma horta caseira por meio dos vegetais das sobras de alimentos

Cultivar vegetais é uma maneira simples de começar a montar uma horta em casa nessa quarentena. A prática pode ser feita com alface, cebolinha, e manjericão 

 

Temperar a comida com ervas colhidas em casa é uma das vantagens de quem monta uma horta na varanda ou no jardim. A atividade pode ser praticada em família, unindo hábitos alimentares saudáveis à práticas que estimulam a qualidade de vida. Através de técnicas básicas de reaproveitamento de ervas e vegetais, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), mostra que é possível começar o cultivo de forma simples e acessível. 

 

Uma maneira de iniciar uma horta caseira é por meio de sobras de vegetais. Basta separar a extremidade da raiz do vegetal e colocá-las em terra. Vale fazer o plantio dentro de recipientes como baldes, caixotes de feiras, vidros ou vasos. A escolha do ambiente também é importante para que as plantas recebem a luz do sol frequentemente. Entre os vegetais, a prática pode ser feita com alface, cebola, manjericão, cebolinha e alho.  “Caso não tenha terra em casa, pode pegar um pouco da terra da área verde do prédio ou do jardim, sem problemas. Reutilizar os talos e cascas é uma boa maneira de evitar o desperdício e você pode fazer isso cultivando o que sobrar de hortaliças consumidas no dia a dia. Os melhores horários para regar e manejar as plantas são o início da manhã e o final da tarde. E lembre-se: nada de encharcar a terra na hora da rega, cada espécie pede uma quantidade de água”, explica a arte-educadora da SMAS, Silvana Coutinho. 

 

Para quem está passando mais tempo em casa, a atividade pode ser uma forma de ampliar a consciência sobre o consumo de produtos orgânicos, além de que o simples ato de plantar pode transmitir uma sensação de relaxamento e bem-estar. Com uma horta em casa, as pessoas têm a possibilidade de melhorar a alimentação, terem a satisfação de produzir seus próprios alimentos, além de usufruírem de uma atividade de lazer. Confira dicas simples para iniciar o plantio:

 

Alface

 

Basta enterrar a raiz retirada antes de lavar o alimento e deixar em um lugar ensolarado e úmido.

 

Cebola

 

Depois de cortar a cebola, deixe as partes que seguram a casca secar por alguns dias. Em seguida, abra um espaço em um vaso e coloque os restos dentro e deixe-a crescer. As raízes vão regenerar – assim que elas aparecerem, você pode puxar a cebola usada para o replantio, com muito cuidado. 

 

Manjericão

 

Deixe a folha com um pedaço de caule e coloque-a dentro de um copo d’água. Troque o líquido depois de alguns dias, até que as raízes tenham cinco centímetros de comprimento. Depois, você pode plantar a erva na terra para que ela cresça mais.

 

Alho 

 

Para começar a cultivar alho é necessário apenas um dente de alho. Basta plantar com a raiz para baixo em um vaso e deixá-lo em um local com grande intensidade de luz solar. Uma vez que novos brotos aparecerem, pode cortá-los para que a planta concentre sua energia na produção do bulbo do alho.

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ SONORO PARA EVENTOS E SECRETARIA EXECUTIVA DE SUSTENTABILIDADE

Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170, (8h às 13h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel