Conheça a Secretaria

Corpo: 

Secretário

Bruno Schwambach, economista

Bruno Schwambach

É formado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador do International Car Distibution Program entre 1997 e 2001, prestou consultoria para a Autonation USA ( Fortlauderdale, FL), maior grupo de concessionárias do mundo no ano de 1999. Já trabalhou na promoção de eventos e atua há 25 anos no Grupo Parvi, onde criou o Instituo Parvi de Desenvolvimento Social, onde há vários anos contribui ativamente com instituições focadas na capacitação e formação de pessoas, como o Movimento Pro-Criança, Ária Social, Projeto Encontro - que dá apoio na gestão de quatro escolas Municipais -, Compaz, Porto Social, Transforma Recife, Instituto Constelação, Biblioteca Comunitária Caranguejo-Tabaiares, entre outros.

Sobre a secretaria

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente é formada por:

I - Gabinete do secretário

II - Secretaria Executiva de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo

III - Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico

IV - Secretaria Executiva de Controle Ambiental - Licencia e fiscaliza os diversos empreendimentos públicos e privados na cidade, além de atender a denúncias de infrações previstas no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei nº 16.243/96) e definir os Projetos de Revitalização de Áreas Verdes (PRAVs). Acompanha as Unidades de Conservação da Natureza –UCNs (parques naturais, matas, margens de cursos de água etc) e os Imóveis de Proteção de Áreas Verdes – IPAVs (imóveis preservados em razão da vegetação que abrigam). Também protege jardins históricos e tomba árvores raras, com características especiais, ou que possuem importância histórica para cidade.

V - Secretaria Executiva de Meio Ambiente - Desenvolve políticas de baixo carbono e atividades de educação ambiental.

VI - Secretaria Executiva de Projetos Especiais  

Organograma - atualizado em maio de 2017

São vinculados às Secretarias Executivas de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo e de Desenvolvimento Econômico:

Prouni - Instituído pela Lei nº 18.113, de 12 de janeiro de 2015, Programa Municipal Universidade para Todos (Prouni) concede bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes residentes e domiciliados no Recife sem diploma de nível superior. 

Prodarte - O Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) foi criado pelo Decreto nº 13.894/87, com o objetivo de fomentar o artesanato do Recife por meio do apoio aos artesãos cadastrados na Prefeitura, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município.

Sala do Empreendedor

São vinculados às Secretarias Executivas de Meio Ambiente, Controle Ambiental e Projetos Especiais:

Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM)

Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA)

Comissão Técnica de Tombamento (CTT)

Comissão Permanente de Apuração de Infrações Ambientais (Ciam)

Jardim Botânico do Recife

Econúcleos

Jardim do Baobá

Cais do Imperador

Endereços

Gabinete do Secretário e Secretarias Executivas de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo e de Desenvolvimento Econômico

Avenida Cais do Apolo, 925, 5º andar, Bairro do Recife. Recife -PE - CEP 

II Secretarias Executivas de Meio Ambiente, Controle Ambiental e Projetos Especiais

Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP: 52041-170

Horário de funcionamento: 8h às 17h, com atendimento ao público das 8h às 13h

Telefones:

Gabinete do secretário: (81) 3355-8176

Recepção: (81) 3355-5817

Gabinete: (81) 3355-5801

Fiscalização: (81) 3355-5814

Licenciamento: (81) 3355-5813

Denúncias: 0800 720 4444

E-mail: meioambiente@recife.pe.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/desenvolvimentorecife 

Histórico

O meio ambiente na esfera do poder público municipal ocupa desde 2009 no Recife uma secretaria específica. Em 24 de setembro de 2009, a Lei Municipal Nº 17.568, artigo 5º, instituiu a Secretaria de Meio Ambiente, em substituição à Diretoria de Meio Ambiente (Dirmam), vinculada à então Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental.  A Dirmam, por sua vez, foi estabelecida em 2005. A temática ambiental, no entanto, é tratada pelo poder público municipal desde os anos 80, quando havia o Departamento de Ecologia. Em 3 de janeiro de 2013, através da Lei Municipal Nº 17.855, artigo 1º, inciso XIV, a secretaria teve ampliada a sua atuação, incorporando o desenvolvimento sustentável, tornando-se a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Em 2017, na última reforma adiministrativa de 2017, passou a ser denominada Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Em 2 de janeiro de 2017, foi publicada no Diário Oficial a nova estrutura da secretaria.

 

 

Sede: Avenida Cais do Apolo, 925, 5º andar, Bairro do Recife. Recife -PE - CEP 50030-903

Licenciamento: Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170 (8h às 13h: atendimento ao público)

Desenvolvido pela Emprel