Conheça a Secretaria

Corpo: 

Secretário

José Neves Filho

Secretário José Neves Filho

Advogado militante, formado pela Faculdade de Direito do Recife, e Procurador do Estado de Pernambuco por 30 anos, José Neves Filho iniciou como Executivo na Presidência do Santa Cruz. Foi vereador do Recife por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal do Recife. Voltou à atividade executiva como presidente da Futebol Brasil Associados (F.B.A). Em janeiro de 2013 assumiu o cargo de diretor-presidente do Procon Recife, onde foi o responsável pela reformulação do órgão de proteção ao consumidor, modernizando e aproximando o serviço da população. Em 2019, assume o cargo de Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife.

Sobre a secretaria

A Secretaria de Meio Ambiente Ambiente e Sustentabilidade é constituída por:

I   - Gabinete do secretário

II  - Secretaria Executiva de Gestão e Administração

III  - Secretaria Executiva de Sustentabilidade 

 

O meio ambiente da capital pernambucana, na esfera do poder público municipal, é coordenado, desde 2009, por um órgão específico. A Secretaria do Meio Ambiente foi instituída em setembro de 2009, em substituição à Diretoria de Meio Ambiente (Dirmam), vinculada à então Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Em 2017, após a última reforma administrativa, ela passou a ser denominada Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). A SMAS é constituída pelo Gabinete do Secretário José Neves Filho, Secretaria Executiva de Sustentabilidade, Edson Simões e Secretaria Executiva de Administração, Raquel Moraes.

 

Estão subordinados à Secretaria Executiva de Gestão e Administração: Gerência Geral Administrativa e Financeira, Jurídico, Fiscalização Ambiental e Denúncias.

 

Estão subordinados à Secretaria Executiva de Sustentabilidade: Licenciamento Sonoro, Educação Ambiental, Arborização Urbana, Jardim Botânico do Recife e Econúcleo Jaqueira.

 

Organograma - atualizado em 2020 - Clique 

São vinculados à Secretaria Executiva de Sustentabilidade:

Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM)

Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA)

Comissão Técnica de Tombamento (CTT)

Jardim Botânico do Recife

Econúcleos

Jardim do Baobá

Cais do Imperador

Endereço: 

Gabinete, Secretarias Executivas de Gestão e Administração e Sustentabilidade

Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP: 52041-170

Horário de funcionamento: 8h às 17h, com atendimento ao público das 8h às 13h

Histórico

O meio ambiente na esfera do poder público municipal ocupa desde 2009 no Recife uma secretaria específica. Em 24 de setembro de 2009, a Lei Municipal Nº 17.568, artigo 5º, instituiu a Secretaria de Meio Ambiente, em substituição à Diretoria de Meio Ambiente (Dirmam), vinculada à então Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental.  A Dirmam, por sua vez, foi estabelecida em 2005. A temática ambiental, no entanto, é tratada pelo poder público municipal desde os anos 80, quando havia o Departamento de Ecologia. Em 3 de janeiro de 2013, através da Lei Municipal Nº 17.855, artigo 1º, inciso XIV, a secretaria teve ampliada a sua atuação, incorporando o desenvolvimento sustentável, tornando-se a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Em 2017, na última reforma adiministrativa em 2017, passou a ser denominada Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Em fevereiro de 2019, passou a ser denominada Secretaria de Meio Ambiente e Sutentabilidade com nova estrutura.

 

 

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ SONORO PARA EVENTOS E SECRETARIA EXECUTIVA DE SUSTENTABILIDADE

Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170, (8h às 13h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel