Jardim do Baobá

Imagem: 
Corpo: 

Primeiro trecho do Projeto Parque Capibaribe, o Jardim do Baobá, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, foi entregue à população no dia 11 de setembro de 2016. O espaço público municipal, com 2.200 m², conta com uma mesa de uso coletivo de 10,5 metros de comprimento para piqueniques e jogos, além de três balanços-escultura de 6 metros de altura que comportam crianças e adultos. 

O jardim fica no entorno de um baobá. Um das 54 árvores e palmeiras tombadas do Recife, o exemplar de espécie africana tem 15 metros de altura e teve preservado o solo natural em seu entorno. 

A obra, realizada pela Prefeitura do Recife, teve início em abril do mesmo ano. Ocupa a margem do Rio Capibaribe entre as Ruas Madre Loyola e Antônio Celso Uchôa Cavalcanti, próximo à antiga estação Ponte D’Uchoa. O jardim segue as diretrizes do Projeto Parque Capibaribe, que prevê intervenções ao longo de 30 quilômetros de margens (15 km de cada lado) até 2037. 

Iniciado em 2013, pela Prefeitura do Recife, o projeto é fruto de um convênio entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

A implantação do Jardim do Baobá, com 700 metros quadrados de gramado e um píer flutuante, tem custo estimado de R$ 800 mil, financiados por um mecanismo de compensação ambiental denominado Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (Prav). Essa compensação é relativa à obra de ampliação do Real Hospital Português. 

O píer se movimenta com a variação da maré. Dessa forma, com a maré alta ou baixa as pessoas poderão contemplar o rio de outros ângulos, e não mais apenas das margens. Feito em polietileno com tratamento UV, o material não resseca com a exposição ao sol e mantém a resistência.

Ficha da obra

Área total da obra: 2.200 m²

Gramado: 700 m²

Mesa em madeira de demolição e aço inox: 10,5 m por 1,2 m

Capacidade da mesa, em madeira de demolição e aço inox: 30 pessoas (15 de cada lado)

Bancos em madeira e concreto: 73 metros lineares (aproximadamente 100 lugares)

Balanço-escultura (3): cada um com espaço para 2 pessoas (assento 1,2 m) e 6 m de altura.

Dimensões do deck flutuante: 4,50 por 7,50 (avança aproximadamente 12 m na calha do rio)

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel