Com 23 anos de atuação, Brigada Ambiental recebe homenagem pelo excelente serviço prestado a sociedade

Na manhã desta sexta-feira (10), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMS), promoveu um evento para comemorar os 23 anos da Brigada Ambiental e homenagear os seus membros pelos relevantes serviços prestados para a sociedade, em relação a fiscalização, combate aos crimes ambientais e proteção ao meio ambiente.

Na ocasião, o secretário da SMAS Carlos Ribeiro, juntamente com Rômulo Faria, Gerente Geral de Licenciamento e Áreas Verdes, Yalaney Silva, Gestora de Fiscalização Ambiental e Dione Pereira, Subcomandante da Guarda Municipal do Recife entregaram um certificado aos agentes da Brigada Ambiental que mais se destacaram no exercício da sua função. Foram eles: Danielly Karla, Cleydson Nunes,  Pablo Vianeis e Rodolfo Henrique.

Ao todo, a Brigada Ambiental conta com 31 profissionais. Regida pelo Código de Meio Ambiente e do Equilíbrio Ecológico da capital pernambucana, com sede no Jardim Botânico do Recife, a Brigada Ambiental é responsável por atividades como a fiscalização de manguezais, corpos d’água, remanescentes de mata atlântica, a disposição irregular de resíduos, aterros irregulares, cortes ou danos a árvores, supressão de cobertura vegetal, poluição atmosférica, do solo e dos rios e lagos.

Sobre a história da Brigada Ambiental do Recife

Com ações realizadas em conjunto com órgãos municipais, estaduais e federais ligados ao meio ambiente, a Brigada Ambiental foi criada em 1999 durante solenidade realizada pela Prefeitura, às margens do Açude de Apipucos, em 5 de junho -  Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma portaria conjunta, das Secretarias de Serviços Públicos (SSP) e de Planejamento e Meio Ambiente (Seplam), datada de 30 de julho de 1999, estabeleceu oficialmente a brigada.

Inicialmente foi formada por um grupo de 10 integrantes da Guarda Municipal do Recife, vinculada na época à SSP, que operava em escala diurna, de segunda a sexta-feira. Em seguida, o efetivo foi ampliado para 18 pessoas, que trabalhavam em escala de 12 por 36 horas, incluindo finais de semana.