Reunião marca retomada da Comissão "Jardins Históricos Burle Marx"

Aconteceu, nesta terça-feira (25), na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), uma reunião para restabelecer a Comissão "Jardins Históricos Burle Marx". O encontro teve o objetivo de discutir e apresentar os elementos que irão nortear a construção e a consolidação das políticas de gestão dos 15 jardins desenhados pelo paisagista Roberto Burle Marx, considerados patrimônio histórico e ambiental da capital pernambucana.  Além disso, o momento também serviu para começar os debates sobre a programação da Semana Burle Marx, que ocorrerá em agosto em alusão ao aniversário do paisagista.

 

A reunião contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Oscar Barreto; Jefferson Maciel, secretário executivo de gestão e controle ambiental;   Jonatas Medeiros, representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB); Danielson Holanda, da Fundação de Cultura Recife; Onilda Gomes e Ana Rita, do Laboratório de Paisagem da UFPE, dentre outros representantes da sociedade civil. 

 

Para o secretário Oscar Barreto, o legado de Burle Marx deve ser vivenciado diariamente. “ Além de discutir sobre a retomada das discussões da comissão, o grupo também falou sobre o estado de conservação das praças e tratou de ações voltadas à conscientização da população sobre a importância do paisagista. Vamos adotar um novo conceito, de que Burle Marx precisa ser vivenciado todos os dias na capital pernambucana”, argumentou Barreto. 

 

Ana Rita, do Laboratório de Paisagem da UFPE, avaliou o encontro como positivo. “Estávamos ansiosos para a volta do funcionamento da Comissão Burle Marx que é muito representativo e importante. É fundamental que a Secretaria retome esse projeto como uma prioridade dentre tantas coisas, pois é um grande legado de seis jardins tombados pelo Iphan e mais nove que são classificados como jardins históricos, são 15 como patrimônios a serem conservados . Nós do Laboratório de Paisagem nos sentimos gratificados com essa reunião e esperamos que daqui pra frente esse assunto seja permanente e discutido não apenas uma vez ao ano, pois os jardins devem ser tratados e lembrados diariamente”, avaliou Ana Rita. 

 

 

 Ao todo, 15 jardins desenhados pelo paisagista Burle Marx entre as décadas de 1930 e 1950 são considerados patrimônio histórico e ambiental no Recife,  são eles: as praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, Derby, Várzea, Arsenal, Chora Menino, Largo da Paz, Maciel Pinheiro, República, Jardim do Palácio das Princesas, Entroncamento, Largo das Cinco Pontas, Dezessete e Jardim da Capela da Jaqueira e Ministro Salgado Filho. 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel