Dia do Rio é celebrado com atividades ambientais no bairro da Várzea

Parceria entre a Prefeitura do Recife e ONG do Rio envolveu os moradores da localidade Nova Morada, com diversas ações e  reflexão sobre a importância do Rio e do Meio Ambiente

Moradores da comunidade de Nova Morada, no bairro da Várzea, tiveram uma manhã bastante movimentada nesta quinta-feira (24), com ações para celebrar o Dia do Rio. A programação, que foi organizada pela Prefeitura do Recife, em parceria com a ONG do Rio, contou com palestras, mini-gincana, jogos de adivinhação, ciranda e atividades culturais. Os participantes puderam aprender mais sobre reciclagem, fauna e flora do local e preservação da água. Alunos da Escola Municipal Nova Morada e do Centro Educacional Shalom também participaram de todas as atividades.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) promoveu três atividades:  mini-gincana, abordando a coleta seletiva; o jogo “Quem sou eu?” que tratou sobre os animais que vivem no local e uma ciranda que trabalhou a importância da água e do Rio Capibaribe.

Entre as crianças que estavam participando da dinâmica, estava Ryan Antony, estudante da Escola Municipal Nova Morada, de apenas oito anos. Ele relatou com sabedoria a importância dos cuidados com o rio, enfatizando como a poluição prejudica seriamente o habitat natural de vários animais.

"Não podemos jogar lixo no rio porque é a casa de vários peixes e tartarugas e também se a gente poluir a água não vamos viver. Precisamos da água do Rio. Eu não jogo lixo na rua e nem no rio", comentou Ryan.

O coordenador da Ong do Rio, Nininho Costa, ressaltou como é positiva e necessária a parceria entre a Prefeitura e a comunidade, incentivando a consciência ambiental diariamente e não apenas em datas pontuais.

"Hoje estamos comemorando o Dia do Rio, mas os cuidados e a proteção a esse bem tão precioso precisam ser diários. Essa parceria com a Prefeitura nos ajuda no diálogo com a comunidade e reforça as questões da Educação Ambiental. Precisamos refletir sobre o nosso comportamento e o meio ambiente", falou Nininho.

O gerente geral de Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, Marcos Araújo, informou que a ação faz parte do Plano Estratégia da SMAS para ampliar a consciência ambiental.

"Essa atividade de hoje  já está no novo formato de ações integradas dentro de um plano estratégico para a Educação Ambiental da cidade, que visa transformar a realidade e a concepção dos locais onde as pessoas estão inseridas, como fizemos hoje em parceria com a ONG do Rio que fica na Unidade de Conservação Caxangá", disse ele.