Econúcleo do Parque da Jaqueira recebe ação em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

A iniciativa, que aconteceu neste sábado (25), foi uma parceria entre a ONG Fazendo Acontecer e Prefeitura do Recife e teve o objetivo de difundir a cultura da inclusão e do respeito

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, a ONG Fazendo Acontecer, em parceria com a Prefeitura do Recife, promoveu uma série de atividades, neste sábado (25), no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte da capital pernambucana. Em sua  quinta edição, o evento teve o objetivo de difundir a cultura da inclusão,  da diversidade e do acolhimento.

O encontro contou com apresentações de pessoas com síndrome de Down, contação de história, apresentações ballet, recreação com a Soul Brincar, aula de alongamento e muito mais. Uma das mães presente na V edição do evento, Ana Paula, mãe de Miguel, de 10 anos, destacou a relevância desse tipo de ação para conscientizar a população sobre os direitos, garantir a inclusão social e o respeito às pessoas com Síndrome de Down.

“Me sinto acolhida em um ambiente sem julgamentos, longe de preconceitos. A gente sabe que na sociedade que a gente vive o preconceito é grande. Esses encontros valem muito para a gente, porque a gente mostra para a sociedade que eles são capazes de tudo”, comentou Ana Paula.

Uma das organizadoras da ONG, Renata Sonoda, comentou sobre os desafios para conscientizar a sociedade em relação ao tema.

“O desafio é lançado quando a gente nasce, tudo é questão de conhecimento, quanto mais a gente propagar o conhecimento da síndrome de down, todas as pessoas que estão nessa jornada conosco, podem explicar que é uma criança que se criada com todo amor, consegue realizar todos os sonhos e objetivos. Mas temos que estar junto a sociedade para divulgar o amor que eles nos dão diariamente”, disse ela.