Maratona Verde do Recife encerra semana com 10 mil árvores plantadas

Prefeito Geraldo Julio esteve presente na conclusão da ação inédita que percorreu escolas, jardins e parques e que levou novas mudas para o Parque Santana neste domingo
 
 

Uma manhã de cidadania, engajamento e voltada para o meio ambiente. Assim foi o início deste domingo (8), quando o prefeito Geraldo Julio, acompanhado de sua família, secretariado e população, percorreu o Parque Santana para plantar 400 algumas mudas que integram a Maratona Verde do Recife, que será encerrada neste domingo e que mobilizou a população numa missão inédita de plantar 10 mil árvores no Recife, número que será alcançado até o final da tarde de hoje. 


“Hoje é o dia de bater a meta. A Maratona Verde do Recife chega hoje a 10 mil árvores plantadas por toda cidade, com participação de todo mundo. Não é só uma ação da Prefeitura do Recife, é da cidade inteira, todos os recifenses participando. A gente teve um engajamento muito grande da população e é muito bom ver toda essa articulação e tanta gente querendo e fazendo tudo para termos uma cidade melhor”, enfatizou o prefeito Geraldo Julio.

A Maratona Verde percorreu vários pontos da cidade em seis dias de ação, como parques, escolas, praças e jardins. A Escola Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, Hospital Pelópidas da Silveira e Hospital da Mulher, no Curado, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Riacho do Cavouco, na Cidade Universitária, e Parque Santana, foram alguns dos espaços que receberam o plantio. Ao todo, nesses seis dias, foram plantaras 9.087 novas árvores pelo Recife, número que deve chegar a 10 mil até o final deste sétimo dia, encerramento da iniciativa. Para a Maratona Verde do Recife , também foi elaborado um plano de logística sustentável para efetuar o plantio, disponibilizando transportes e equipamentos em menor quantidade, com foco na redução da emissão de CO2 na atmosfera durante o período de trabalho.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, comentou a importância da Maratona. “Deu tudo muito certo, tivemos o apoio da população. Um trabalho lindo e com o resultado muito bom, além de inédito, pois não vejo algo parecido em nenhuma outra cidade do Brasil. Estamos felizes e, assim como este, novos projetos virão”, garantiu o secretário, que explanou que as espécies plantadas são majoritariamente da Mata Atlântica, como Pau-brasil, Algodão da Praia, Cupiúba, Pitangueira, Gitó, entre outras. 

A ação contou com a participação ativa da população, sociedade civil e instituições. Foram 55 pessoas envolvidas diretamente na Maratona Verde, incluindo biólogos, fiscais ambientais, assistentes de controle e gestão ambiental e controle de áreas verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de uma parceria entre a Emlurb e a Secretaria de Ressocialização do Governo do Estado (SERES) com a mão de obra de oito reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária Agroindustrial São João, localizada em Itamaracá. 

A escoteira Ester Norberto da Silva, presidente do Grupo Escoteiros Cidadãos do Amanhã, do bairro da Iputinga, falou da satisfação em poder contribuir com a ação. “ Temos 14 anos de existência, já trabalhamos com o meio ambiente desenvolvendo o interesse dos jovens e crianças por tudo ligado à conservação, cuidado, limpeza, sustentabilidade. Participar da Maratona Verde foi pra gente muito bom, muito importante também. Maravilhosa a iniciativa”, declarou.

 

Sede: Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170

Licenciamento: Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170 (8h às 13h: atendimento ao público)

Desenvolvido pela Emprel