Oficina de mudas e contação de histórias garantem lazer no fim de semana

Atividades realizadas pela Prefeitura do Recife são gratuitas e acontecem no Jardim Botânico, na Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte

Dezembro é um dos meses mais cobiçados pela garotada, afinal é o início do verão, das férias e tempo de aprender sobre o meio ambiente de forma divertida. Para isso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), preparou uma série de atividades neste final de semana no Jardim Botânico, na Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte. Além do contato com a natureza, o público poderá desfrutar de oficinas, contação de histórias, trilhas, jogos, sessão de meditação e muito mais. Gratuitas, as atividades são voltadas para todos os públicos e prometem trazer saber ecológico e ludicidade.

No sábado (08), o Jardim Botânico preparou uma contação de histórias que aborda temas sobre a importância das árvores como habitat natural dos animais silvestres. Com início às 11h, a trama “Vila Sapucaia”, apresentará como protagonistas um macaco, uma aranha e uma barata que fazem da árvore Sapucaia sua moradia. O arte educador, Hugo Régis, será o contador dessa história que promete encantar os visitantes. No domingo (09), a diversão fica por conta de uma oficina de percussão com garrafa PET. A atividade começa às 11h e vai reaproveitar garrafas para produzir instrumentos sonoros.

Já quem visitar o Econúcleo do Parque da Jaqueira neste domingo (09), a pedida é participar da atividade especial que marca o “Dia Internacional dos Povos Indígenas”, comemorado no dia 10 de dezembro. Trata-se da “Vivência Ambiental: Faço parte desse lugar”, que promoverá uma experiência diferenciada dos participantes com a natureza, envolvendo caminhadas com olhos vendados e interações com a biodiversidade. No período da tarde, é a vez da Oficina de Plantas Medicinais às 16h. Voltada para o público adulto, os arte-educadores vão mostrar desde a seleção de sementes, até o cultivo e cuidados com as pequenas plantas que podem ser aperfeiçoadas em casas e apartamentos.

Além das oficinas, a programação se estende no final de semana com atividades voltadas para todos os públicos, como: sessão de meditação, oficina de percussão corporal, contação de histórias, rimas para natureza, trilha ambiental, entre outros.

Confira a programação completa:

Jardim Botânico, Sábado (08)

9h – Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem”

10h – Oficina de Histórias em Quadrinhos

11h – O Meio que se conta: contação de história “Vila Sapucaia”

14h – O Meio que se conta: contação de história “O Pescador”

15h – Arte no Meio

Domingo (09)

9h – Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

10h – Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem”

11h – Com pet ao meio: oficina de percurssão com garrafa PET

13h30 – O Meio que se conta: contação de história “Vila Sapucaia”