Palestra, contação de histórias e caminhada ecológica na programação do final de semana de feriado no Jardim Botânico do Recife e do Econúcleo Jaqueira

 

Atividades são gratuitas e seguem de sexta a domingo nos equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife

 

Para quem estiver procurando diversão, conhecimento e, ainda, entrar em conexão com a natureza neste feriadão, a pedida é visitar o Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte. Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife estarão com uma programação que conta com atividades lúdicas e ecológicas para adultos e crianças, que vão desde oficinas até trilha ambiental. 

 

No Jardim Botânico do Recife a programação inicia às 9h e segue até às 15h. Nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes,  o dia começa com uma contação de história: “A causa é nobre”, que vai tratar sobre as mudanças climáticas e os cuidados com o meio ambiente. Após, ainda vai rolar a atividade “Os brinquedos do meu tempo” que busca promover a conscientização sobre consumo consciente de forma lúdica e sensível.  No sábado (22),  vai ter Caminhada ecológica, que promete transformar a garotada em verdadeiros exploradores e garantir momentos de aprendizado. Também acontecerá a Palestra: Mudanças climáticas impactando as florestas tropicais, em alusão ao Dia da Terra, celebrado dia 22 de abril. A atividade será ministrada pelo analista ambiental e doutor em ecologia, Bruno Filgueiras. O domingo (23) está recheado de atividades e os visitantes poderão conferir   o Sarau Ambiental - versão águas; que vai trabalhar os temas ambientais através da música e da poesia. Outra opção será participar da Caminhada ecológica e da Gincana ambiental. 

 

Já quem preferir curtir o final de semana no EcoNúcleo Jaqueira haverá contação de histórias recreativas e educativas. Para aproveitar o feriadão da semana, a programação da sexta-feira (21) já estreia com muita animação pela manhã, às 10h, com a contação de história: O morcego e a Cabaça, e pelo turno da tarde, os visitantes poderão presenciar a história: A Lenda da Vitória Régia, que abordará os detalhes sobre a planta e sua origem, de maneira lúdica e didática. As atividades seguem até o domingo, pelos turnos matutinos e vespertinos, estimulando através das histórias a criatividade e sensibilidade das crianças. Não é necessário inscrever-se para comparecer ao evento. 

 

O Econúcleo do Parque Jaqueira funciona de quinta a domingo, das 9h às 16h, já o Jardim Botânico do Recife abre de terça a domingo, das 9h às 15h. O acesso é gratuito.

 

Confira a programação completa dos equipamentos ambientais:

 

Jardim Botânico do Recife

Sexta-feira (21)

09h30- A causa é nobre

10h30/13h30 - Os brinquedos do meu tempo 

Sábado (22)

09h30 Contos e Cantos da Mata Atlântica

09h30 - Caminhada ecológica 

10h30 - Palestra: Mudanças climáticas impactando as florestas tropicais

10h30/ 13h30 -  Oficina de percussão com garrafas pet 

Domingo (23)

09h30 Quem sou eu? Gincana ambiental

10h - Caminhada ecológica 

10h30 Sarau ambiental (versão águas)

13h30 - Quem sou eu? Gincana ambiental 

 

EcoNúcleo Jaqueira 

 

Sexta-feira (21)

 

10h - Contação de história: O Morcego e a Cabaça.

14h -Contação de história: A Lenda da Vitória Régia

 

Sábado (22)

10h - Contação de História: “Pedrinho e o Barco.”

14h -  Contação de História: “T.E.C.A. a Boneca”

Domingo (23)

10h - Contação de História: “O Morcego e a Cabaça.”

 

14h - Contação de História: “O Jardim das Cores.”

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel