PCR oferece curso gratuito à distância sobre sustentabilidade socioambiental no poder público

Com 80 vagas, o curso gratuito voltado para servidores públicos e o público geral

tem quatro módulos e carga horária de 40 horas/aula no ambiente virtual

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, oferece 80 vagas para o curso de qualificação profissional a distância Sustentabilidade Socioambiental com a A3P na Prefeitura da Cidade do Recife. Distribuído através da plataforma Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife (UNIREC), a oportunidade é voltada para servidores públicos, ambientalistas, estudantes e interessados na Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P. As inscrições vão até o dia 15 de setembro através do site http://www.recife.pe.gov.br/eadrecife  e as aulas iniciam no dia 18 de setembro, com certificação de 40 horas/aula.

O curso possui quatro módulos e tem como objetivo sensibilizar e capacitar agentes transformadores para adoção de práticas administrativas pautadas na gestão do uso, produção, aquisição de recursos e contratação de serviços e obras de maneira mais sustentável, na redução de gastos públicos e na melhoria da qualidade de vida dos servidores, considerados requisitos fundamentais da A3P. Estão na grade de conhecimento os módulos A Questão Ambiental: Conhecimentos Básicos Preliminares, O Programa A3P, Implantação do Programa A3P e Construindo a Gestão Participativa A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa promover os princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos governamentais. O modelo de gestão é implementado de forma voluntária, possuindo seis eixos: gestão dos resíduos sólidos, sensibilização e capacitação dos servidores,compras e  licitações sustentáveis, construções sustentáveis, uso racional dos recursos naturais e bens públicos, qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, protegemos a natureza e, em consequência, conseguimos reduzir seus gastos. Entre as medidas adotadas estão a implantação da coleta seletiva em unidades da Prefeitura, a utilização de papéis reciclados, curso Sustentabilidade Socioambiental com A3P e a construção do Econúcleo Jaqueira. Este último foi implantado com base nos preceitos da arquitetura sustentável, tendo captação de energia solar, reaproveitamento da água de chuva e telhas recicláveis”, lembra o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

Em agosto deste ano, a Prefeitura do Recife recebeu do Ministério do Meio Ambiente o Selo A3P Verde em reconhecimento ao empenho do Poder Municipal em implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O Selo é conferido às instituições públicas que fazem a adesão formal ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Desde 2012, Recife faz parte do programa, sendo o Comitê Gestor A3P responsável pela articulação, planejamento e execução de atividades, projetos ou programas de Responsabilidade Socioambiental em toda Prefeitura. “Acredito que este reconhecimento é mais um estímulo em nossa missão de trabalhar em prol da sustentabilidade. O poder público precisa fazer o seu papel e aplicar boas práticas no seu dia a dia junto com os servidores e a sociedade. Esse Selo mostra que estamos no caminho correto”, completou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Sobre a A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa idealizado pelo Ministério do Meio Ambiente para internalizar a responsabilidade socioambiental nas atividades do Poder público. A agenda visa sensibilizar os gestores públicos e servidores para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental e sustentabilidade em suas atividades rotineiras. O programa está baseado em seis eixos temáticos: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos gerados; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Compras Públicas Sustentáveis; Construções Sustentáveis e oferece uma metodologia para que os órgãos realizem um diagnóstico, estabeleçam metas e plano de ação.

A A3P propõe a mudança de atitude a partir da revisão do modelo de produção e consumo, economizando recursos naturais no dia-a-dia, tais como água, energia, papel, copos plásticos; reutilizando ou reciclando os resíduos gerados, optando por insumos ambientalmente corretos, enfim, fazendo escolhas mais conscientes.

Serviço

Curso à distância gratuito sobre Sustentabilidade Socioambiental com a A3P na Prefeitura da Cidade do Recife

Público-alvo: Servidores públicos da Prefeitura do Recife e público em geral

Carga horária: 40h