Prefeitura dá continuidade às ações de plantio de árvores jovens nos recuos viários da cidade

Ação aconteceu nas  Estrada dos Remédios e  próximo ao Forte do Brum e contou com o plantio de 12 árvores

Dando continuidade às ações de plantio, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), ampliou, nesta quinta-feira (4), a cobertura verde  nos recuos viários da Estrada dos Remédios e  no Forte do Brum. Esses locais receberam, ao todo, 12 árvores jovens, que já atendem ao novo padrão de arborização da capital pernambucana.

As espécies selecionadas para esse plantio foram: Coração de negro (Poecilanthe parviflora); Aldagro (Pterocarpus rohrii);Sibipiruna (Cenostigma pluviosum); Pau-ferro (Libidibia ferrea);Catuaba (Eriotheca candolleana); Jequitibá lilás (Cariniana ianeirensis); Jequitibá-vermelho (Cariniana rubra); todas nativas da Mata Atlântica, bastante comuns na arborização urbana. As árvores plantadas  apresentam diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 cm. Isso garante que sejam árvores bem robustas e que tenham capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano. Além disso, todas as mudas receberam a aplicação de hidrogel para auxiliar na absorção de água por mais tempo e de forma eficiente e adubação para garantir o desenvolvimento acelerado da planta.

"As árvores jovens já trazem resultado imediato, garantindo o sombreamento dos locais e a melhoria do paisagismo. Essa ação tem sido realizada pela SMAS, principalmente nos recuos viários, para que esses espaços se tornem cada vez mais adequados à utilização pela população, além da função ecológica. O plantio segue o  nosso manual de espécies nativas e adequadas para a nossa realidade", explica José Edson, chefe da Divisão de Arborização da SMAS. Ele completa dizendo que nas próximas semanas o plantio continuará em outros recuos viários da cidade.

Ao todo, já foram plantadas 105 árvores atendendo aos novos critérios da Lei municipal (Lei 18.938), sancionada em junho de 2022, que disciplina o plantio, replantio, poda, supressão, transplante e uso adequado da arborização urbana do município.  De acordo com o documento, o padrão das árvores a serem plantadas na capital pernambucana deverão respeitar as determinações do Manual de Arborização do Recife e atender a algumas especificações, se tratando de compensação ambiental, por exemplo, a partir de 2023 só será permitido o plantio de árvores jovens, ou seja, com característica mais desenvolvidas.