Prefeitura do Recife promove palestras e exposições para discutir os desafios e as soluções do consumo do plástico

Ação fez parte da programação do Mês do Meio Ambiente que tem o intuito de sensibilizar a população acerca da problemática trazida pelo uso desenfreado do plástico

Pensando na sensibilização da população sobre a poluição plástica e a necessidade de busca por soluções para o consumo desenfreado desse material, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), promoveu, nesta terça-feira (20), palestras e exposições para discutir esse tema. A ação aconteceu no Forte das Cinco Pontas e reuniu estudantes das escolas municipais Professor Osvaldo de Lima Filho e  Rodolfo Aureliano.

A programação começou com a palestra: “Minimizando os Impactos do Plástico e Promovendo a Educação com Acessibilidade”, que apresentou a produção/criação de recursos didáticos de geometria e artes que utilizam meios de aproveitamento de plástico como forma de mitigar o danos ambientais do lixo provocados por esse produto.  A atividade foi ministrada por professores e alunos da Universidade Federal de Pernambuco.

Mirian Ferreira,  uma das alunas que ajudou a ministrar a palestra, descreveu como aproveitaram os materiais reciclados para transformá-los em jogos com acessibilidade.

“A nossa palestra foi sobre a produção de um jogo de tabuleiro elaborado para deficientes visuais ou pessoas com baixa visão. Nós adaptamos todo o jogo para oferecer acessibilidade a essas pessoas. Todo o material do jogo foi produzido com base em reciclagem da garrafa pet”, disse Mirian Ferreira, aluna da Universidade Federal de Pernambuco.

Os estudantes ainda conferiram a palestra: "Plástico Precioso”, ministrada por Letícia Teixeira.  O projeto Precious Plastic, criado pelo designer holandês Dave Hakkens, em 2013, constitui uma comunidade global de pessoas trabalhando no desenvolvimento de soluções, produtos e utilitários a partir da reciclagem de plástico. O projeto tem como objetivo a geração de renda e capacitação profissional dos moradores da Comunidade do Pilar, ao mesmo tempo que contribui para a criação de um mundo mais sustentável.

“Eu acho que foi muito importante porque muita gente joga lixo na rua e essas pessoas utilizam esses lixos para produzir um material bem legal, era bom que todo mundo fosse assim porque o mundo não iria ser tão poluído como está”, disse Pietra Helena, de 11 anos, estudante da escola Osvaldo de Lima Filho.

Paralelo a essas atividades, ao longo da manhã também tiveram três exposições: a primeira de Móveis e Jogos Sustentáveis com Djanice Leonardo (CETEC);  a do projeto Plástico Precioso; a do Clube de Mães Mulheres Criativas de Brasília Teimosa e a exposição da Cooperativa Palha de Arroz.

Eudilene Félix, presidente da Cooperativa Palha do Arroz, falou como o projeto é mais uma fonte de renda e de empoderamento para as mulheres da comunidade.

“Sou presidente da Cooperativa Palha de Arroz há 10 anos e somos um grupo de 10 mulheres que utiliza a prática da reciclagem e do artesanato  como mais uma fonte de renda. O projeto Recicla Mais foi um refúgio e uma esperança de vida melhor, de empoderamento e agarramos com unhas e dentes essa oportunidade. Atualmente fazemos cestas a partir da reciclagem”, disse Eudilene Félix, presidente da Cooperativa Palha do Arroz.

Já Djanice Leonardo, professora da rede municipal e integrante do CETEC, relatou que transforma resíduos  em arte.

“Sou professora da rede municipal de ensino e estou lotada no CETEC no setor de sustentabilidade, e lá a gente transforma todos os resíduos que encontramos pela frente em arte. Ultimamente os resíduos mais novos que encontramos e trouxemos hoje, foram os banners, também trabalhamos com móveis sustentáveis que são produzidos por alunos da rede do EJA. Nosso foco maior é o plástico e os resíduos eletrônicos”, comentou Djanice Leonardo, professora da rede municipal,  integrada no CETEC.

Foto: Elimar Caranguejo