Programa de educação ambiental da PCR realiza oficinas para alunos do PAMFA

O Programa Educar para um Cidade Sustentável, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), tem por objetivo levar práticas educativas à instituições de ensino, inserindo medidas sustentáveis de desenvolvimento social no âmbito escolar. Nesta quarta-feira (02), uma equipe de arte educadores da SMAS realizou duas oficinas na Escola Professor Joel Pontes, inserida no Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo - PAMFA, Complexo Prisional do Curado, Zona Oeste. 

 

Cerca de 25 alunos participaram de oficina de terrários e brinquedos sustentáveis. Na ação, eles aprenderam técnicas de plantio, construção, acabamento e irrigação de jardins em miniatura que podem ser plantados em vasos sustentáveis. Também puderam construir seus próprios brinquedos utilizando resíduos sólidos. Adariatan Carneiro, aluno da instituição, conta que o aprendizado servirá para fortalecer suas habilidades de empreendedorismo. “Achei a iniciativa uma ótima oportunidade, já que estou aprendendo mais um ofício e poderei, futuramente, empregar esses conhecimentos lá fora para gerar renda, além de ajudar o meio ambiente” revela.

 

A assistente social e parte integrante da equipe do Programa Educar para uma Cidade Sustentável, Fátima Cintra, acompanhou o grupo durante a realização das práticas. “As atividades foram realizadas devido a própria iniciativa da Escola, que nos encaminhou um projeto de educação ambiental, sendo este aprovado e implementado desde o ano passado. Além da realização de oficinas, também auxiliamos na instalação de uma horta orgânica no espaço que hoje, já conta com frutas e verduras utilizadas na alimentação dos próprios alunos” pontua. 

 

Programa Educar para uma Cidade Sustentável - É o programa de Educação Ambiental, lançado em fevereiro de 2014, que apresenta uma proposta de educação cidadã para o desenvolvimento sustentável. Está organizado a partir de um tema central; sustentabilidade, com quatro eixos temáticos: verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade. A estratégia de comunicação inclui grupos de personagens criados especialmente para o programa, a Turma Mangue e Tal.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel