Programa Via Jardim avança com mais 100 árvores, agora na Avenida Mascarenhas de Moraes

Iniciativa da Prefeitura do Recife já contemplou três grandes vias com 370 árvores, e ainda serão distribuídas outras 730 nas avenidas Caxangá, Boa Viagem e Domingos Ferreira. Ao todo, serão 1.200 árvores distribuídas pelas principais vias da cidade

A Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul, vai ganhar 100 árvores adultas de três espécies da mesma cor de floração. A ação faz parte do Programa Via Jardim, da Prefeitura do Recife, que prevê a transformação de vias urbanas em corredores verdes. Desta vez, as espécies escolhidas foram: Ipê-amarelo (Handroanthus albus); Pau-Brasil (Paubrasilia echinata) e Pau-cigarra (Senna multijuga). O plantio começou na última terça-feira (16).

A iniciativa já contemplou as avenidas Agamenon Magalhães (150 árvores); Norte (120) e Recife (100). Além dessas localidades, a ação também vai chegar às avenidas Caxangá, Boa Viagem e Domingos Ferreira, entre outras. Ao todo, serão 1.200 árvores distribuídas pelas principais vias da cidade. Todo o plantio atende ao novo padrão de arborização da capital pernambucana, com investimentos em árvores desenvolvidas e robustas que apresentam Diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 centímetros. Essa iniciativa permite que as árvores se desenvolvam com mais qualidade e com menos risco de danos e de sofrerem com as condições adversas do meio urbano.

As espécies selecionadas para o plantio são nativas do bioma Mata Atlântica e com isso ajudam na diversidade de espécies na flora local. Além disso, também contribuem para atrair a avifauna, que encontram nessas árvores alimentos e abrigos para reprodução, contribuindo com a manutenção da biodiversidade da capital pernambucana.

Preservar o meio ambiente e os ecossistemas plantando novas árvores tem vários impactos positivos: as plantas melhoram a qualidade do ar, removem CO2 e outros poluentes da atmosfera, reduzem a temperatura do ar, representam um habitat para os animais, melhoram estabilidade e a qualidade do solo e desempenham muitas outras funções importantes, seja para a nossa saúde que à da Terra.