Recife é reconhecida pelo terceiro ano consecutivo com o selo Cidade Amiga das Árvores

Reconhecimento é da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) pela boa gestão de árvores urbanas

Recife foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo com o selo “Cidade Amiga das Árvores” por suas práticas exemplares de plantio e cuidado com as árvores urbanas em 2023. A premiação aconteceu em Belém do Pará, durante o XXVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e o V Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana, promovidos pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). A premiação está associada ao programa internacional Tree Cities of the World, desenvolvido pela Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).

 

Estiveram presentes na cerimônia de entrega do selo Yasodhara Lacerda, chefe da divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Israel Vicente, responsável pelo setor de implantação de projetos ambientais do órgão. O secretário da pasta, Oscar Barreto, destacou o compromisso da administração municipal com a arborização urbana, enfatizando a importância dessa iniciativa para as gerações atuais e futuras. “Esse selo é um reconhecimento não apenas pela quantidade de árvores, mas também pelo compromisso do Recife com a boa gestão e valorização da arborização urbana. Temos realizado um trabalho intenso para que tanto essa geração, como as futuras possam se beneficiar das ações atuais e desfrutem dos bons resultados da arborização urbana”, disse.

 

A Prefeitura do Recife tem desenvolvido um trabalho integrado e coordenado para promover um avanço sustentável no campo ambiental e urbanístico, com a implementação de políticas públicas focadas na preservação, ampliação e gestão de suas áreas verdes. Um exemplo é o Programa Via Jardim, que, desde 2022, já plantou 1.500 mudas de diversas espécies em 15 avenidas, criando grandes corredores verdes na cidade.

 

Outra iniciativa importante é o projeto “Viva o Mangue”, que promove a recuperação dos manguezais no Recife por meio de ações de reflorestamento, especialmente nas áreas anteriormente ocupadas por viveiros de camarão. Além disso, para reforçar a arborização urbana, em 2024, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) plantou 1.454 árvores em 30 bairros da cidade.

 

Recife também se destaca por oferecer 60,11 m² de área verde por habitante, um número cinco vezes superior à recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece um mínimo de 12 m² por pessoa. A capital pernambucana conta com 91,9 km² de áreas verdes, o que corresponde a 42,1% de seu território. Grande parte dessa cobertura vegetal é composta pelas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que ocupam cerca de 38% da cidade.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel