
Entre os dias 6 e 9 de maio, o Recife marca presença na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), um dos mais importantes espaços de debate e formulação de políticas públicas ambientais do país.
Representando a capital pernambucana, delegados e delegadas eleitos na etapa municipal — realizada em dezembro de 2024 — integram as discussões em Brasília, contribuindo com experiências e propostas voltadas para uma agenda climática mais justa e eficaz.
A 5ª CNMA é um marco para o Brasil. Ao reunir representantes de todas as regiões, a conferência fortalece a democracia participativa e prepara o país para a COP30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém do Pará.
Durante o evento, são debatidos temas urgentes como:
-
Justiça climática
-
Agroecologia
-
Educação ambiental
-
Transição energética
-
Sustentabilidade nos territórios
Os representantes do Recife nesta edição são: Rafael Urbano, Fábio Pereira, Alerrando Oliveira, Jefferson Maciel, Fábio Cabral, Ademar Cândido e Anjuli Ramos. Eles integram diferentes setores — sociedade civil, setor privado, setor público municipal e federal — e simbolizam o compromisso coletivo com a pauta ambiental.
Além dos delegados e delegada oficiais, outras pessoas que atuam na construção cotidiana das políticas ambientais da cidade também participam ativamente da conferência, reforçando a presença e a articulação do Recife no cenário nacional.
Os debates da 5ª CNMA são organizados em cinco eixos temáticos centrais:
-
Mitigação das mudanças climáticas
-
Adaptação e preparação para desastres
-
Justiça climática
-
Transformação ecológica
-
Governança e educação ambiental
Com uma atuação comprometida e estratégica, o Recife reafirma sua liderança no enfrentamento da crise climática e na construção de um futuro mais verde, justo e sustentável para todas e todos.