Recife recebe selo “Cidade Amiga das Árvores”

_Reconhecimento é da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) ao trabalho de plantio desenvolvido na capital pernambucana_

As boas práticas da capital pernambucana no plantio e cuidado com as  árvores garantiram o  reconhecimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), que conferiu ao Recife, nesta quinta-feira (4), o selo “Cidade Amiga das Árvores”. Na ocasião, a SBAU também entregou ao secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  Oscar Barreto,  a placa de Distinção  de Destaque em reconhecimento ao relevante serviço prestado em prol de uma melhor qualidade de vida e ambiental na cidade do Recife.

A solenidade aconteceu nesta quinta-feira(4)  e contou com a presença do ex-presidente da SBAU  e Diretor Executivo do Programa Tree Cities of the World no Brasil, Sérgio Chaves, e da atual, Ana Lícia Patriota. Além da presidente da Emlurb, Marília Dantas e convidados. O certificado de Cidade Amiga da Árvore é um reconhecimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana para todas as cidades do Brasil que possuem uma gestão das árvores urbanas. Esse reconhecimento acontece anualmente e está relacionado com o Tree Cities Of the World. Recife recebeu o selo ‘Cidades Árvores do Mundo’ (Tree Cities of the World) - título concedido pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e a Fundação Arbor Day (USA) em 2023.

Segundo o secretário Oscar Barreto,  o reconhecimento reflete o compromisso da Prefeitura do Recife com a preservação do verde urbano e os investimentos nas ações de arborização. “O selo colocou Recife entre as cidades de destaque pelo plantio e cuidado com as árvores. Foi um reconhecimento pelo planejamento, gestão e cuidado com o nosso verde”, disse o secretário. Para conquistar o reconhecimento, cinco requisitos são fundamentais no cuidado com a floresta urbana. Eles consistem em estrutura organizacional, corpo legal, dados censitários, recursos financeiros e atividades de celebração. Outro destaque é que foram beneficiados todos os municípios brasileiros que entraram para o Programa Tree Cities of The World neste ano.

“O objetivo é ter uma cidade cada vez mais bem cuidada e arborizada. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e pelos avanços, cientes de que ainda podemos - e vamos - fazer muito mais no quesito arborização”, comenta a presidente da Emlurb, Marília Dantas. Atualmente, a cidade conta com uma média móvel de 259.565 árvores, sendo 159.304 localizadas em logradouros públicos e 100.261 dentro dos lotes. Além delas, o Recife possui ainda uma vasta cobertura vegetal formada principalmente pelas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que ocupam aproximadamente 38% do território. As vantagens da arborização são múltiplas e variadas: além de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, aumenta a permeabilização do solo e proporciona melhorias na qualidade de vida dos munícipes.

Desde 2022, o  plantio na capital pernambucana atende ao novo padrão de arborização, que apresenta diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 cm. Isso garante que sejam árvores bem robustas e que tenham capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano.