Prefeitura do Recife faz mutirão de limpeza no Rio Capibaribe e recolhe nove toneladas de lixo

Ação faz parte da programação do Dia Mundial da Limpeza e reuniu 50 barqueiros

Um mutirão que reuniu mais de 50 barqueiros e pescadores de Recife,  nesta sexta-feira (17), retirou nove toneladas de lixo do Rio Capibaribe. A ação, promovida pela Prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Inovação Urbana e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), fez parte da programação em alusão ao Dia Mundial da Limpeza ("World Cleanup Day"). A data, celebrada neste sábado (17), faz parte de um movimento mundial alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para esta década, de 2021 a 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ação solidária de limpeza aconteceu no formato de uma gincana, unindo os barqueiros e pescadores ligados à ONG Recapibaribe. Os participantes saíram em embarcações por volta das 8h e percorreram cerca de 8 quilômetros do Rio Capibaribe recolhendo resíduos ao longo do percurso.  Entre os objetos encontrados na água estavam: pneus, capacetes, geladeira, cadeira, cama, sofá, privada, fogão, brinquedos, televisão, monitor, cadeira, espelho, dentre outros.

Quem recolheu a maior quantidade de lixo recebeu uma premiação. O vencedor conseguiu recolher 950 quilos de lixo. Todos os barqueiros participantes integram colônias de pescadores locais que sobrevivem da pesca no rio.

A pesagem total de lixo recolhido do Rio Capibaribe aconteceu na rampa de remo do Sport. O material foi coletado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que fica responsável pela destinação correta.

Maria do Socorro, fundadora da ONG Recapibaribe, fala da importância de preservar o Rio Capibaribe e ressalta que a beleza dele só poderá ser conservada se ele for protegido.

“Olhe para o Capibaribe com os olhos do coração,  porque ele é o coração da cidade do Recife. Sem o Capibaribe não acredito que a cidade seria tão bela quanto é. E a gente sabe que o Capibaribe não é só um rio do município, é do Estado. Ele passa por 42 municípios até chegar ao Oceano Atlântico. Vamos amar mais, vamos cuidar do que nos dá tanta beleza, saúde, arborização e tem uma representatividade tão grande pra cidade. Não precisa nem dizer “não jogue lixo!” Porque isso é uma coisa tão feia”, reforça a fundadora.

Thiago de Castro, pescador há 13 anos, relata que a atividade pesqueira é uma das principais vítimas do lixo que toma conta do Rio Capibaribe.  “Precisamos que a população colabore e pare de jogar lixo nos rios e córregos próximos às suas casas. A sociedade cobra do poder público, mas é preciso também que cada um faça a sua parte e que colabore. Está cada vez mais difícil encontrar peixes no rio, quando jogo a rede encontro pneus, sapatos, garrafas. Muitas famílias dependem da pesca para sobreviver e sofremos muito com essa poluição”, comentou o pescador.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, a ação  tem o objetivo de incentivar e conscientizar as pessoas quanto aos cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade. “Estamos aqui às margens do Rio Capibaribe, fazendo a coleta de todo o  lixo que foi retirado do rio com a ajuda de 50 barqueiros. Essa ação foi muito importante, porque conseguimos identificar os tipos de resíduos despejados inadequadamente em uma parte do Rio Capibaribe, em sua maioria, pneus, colchões, capacetes e estofados. Uma quantidade muito grande de resíduos que vão demorar 400 anos para se decompor. Então, essa ação é uma forma de sensibilização na tentativa de que as pessoas mudem a atitude em relação ao ambiente externo e respeitem o Rio Capibaribe e a natureza. Vamos fazer a destinação adequada dos resíduos e vamos salvar o rio”, disse Ribeiro.

A programação continua no sábado (18), com o drive-thru  solidário para coleta de resíduos em três pontos da cidade.  A iniciativa é coordenada pela empresa Ecoe Sustentabilidade e UNINASSAU, com parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dentre outras instituições. Os pontos serão montados das 09h às 16h, na  UNINASSAU Graças, localizada na Rua Guilherme Pinto, n 400; UNINASSAU de Boa Viagem, localizada na Rua Jonathas de Vasconcelos, 316, e na - UNINASSAU da Caxangá, localizada na Av. Joaquim Ribeiro, 1180.  A ação  recolherá plástico, papel, metal, vidro, óleo de cozinha, eletrônicos, maquiagens, esmaltes, material de escrita, roupas, livros e alimentos não perecíveis, colaborando assim com o desenvolvimento local sustentável da cidade. Para completar a programação, 100 mudas de plantas medicinais, produzidas no Jardim Botânico do Recife,  também serão entregues à população como forma de agradecimento pela participação.