Prefeitura do Recife realiza oficina de zoneamento e programa de Manejo da Orla Marítima

Aconteceu, nesta quarta-feira (1),  a oficina participativa de Categorização, Zoneamento e Programas de Gestão da UCN Orla Marítima, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Pina. A atividade, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), reuniu cerca de 30 pessoas, entre moradores das proximidades, organizações de moradores, colônia de pescadores, representantes de instituições privadas, profissionais de meio ambiente, saúde, educação, gestores e técnicos da prefeitura e do governo do Estado.

Este foi o segundo momento com a sociedade para a elaboração do Plano de Manejo dessa UCN e teve como objetivo socializar os resultados da primeira etapa, refletir sobre categorização, zoneamento e programas. O primeiro momento participativo foi para a elaboração do diagnóstico, que também contou com pesquisas em fontes bibliográficas, trabalhos de campo, sobrevoos de drone e análises de imagens.  Os próximos passos do processo serão a conclusão do documento com base nos estudos realizados e nos conteúdos que foram discutidos durante as duas oficinas; a apreciação pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam); a publicação legal do Plano de Manejo e o retorno do material para a sociedade.

Considerando o novo Plano Diretor do Recife, a Unidade de Conservação da Orla Marítima foi ampliada, passando de  414,39 hectares para 463,22 e toda ela se tornou zona de Conservação da Natureza.

Risoneide Nunes, professora da Escola Técnica João Bezerra, em Brasília Teimosa, avalia o encontro como positivo e afirma que a participação da sociedade é importante na construção de uma cidade mais sustentável.  “A gente sabe que para desenvolver o lugar de forma sustentável é preciso que haja participação da sociedade civil, junto com os órgãos governamentais e as ONGs. Esse momento de construção é importantíssimo. Aprendemos as informações trazidas pela a Secretaria de Meio Ambiente, nos mostrando toda a parte técnica e entendermos que a partir daí podemos fazer o planejamento econômico e social dessa área”, disse a professora.

Importante ressaltar que o planejamento e o processo de elaboração dos Planos de Manejo fazem parte de um ciclo contínuo de consultas públicas e tomada de decisões, que partem do entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais. Desta maneira, consegue-se compreender o que caracteriza uma Unidade de Conservação e o local onde ela está inserida, o que  possibilita a contribuição para a ampliação das reflexões sobre essa nova perspectiva na relação entre a unidade de conservação e a comunidade local.

Sobre a UCN Orla Marítima

A UCN Orla Marítima localiza-se na Zona Sudeste da cidade do Recife, na Região Político Administrativa VI (RPA 6), nos bairros do Pina e de Boa Viagem.  A UCN está situada nas bacias hidrográficas do Rio Tejipió, do Rio Capibaribe e do Rio Beberibe.

O território onde se localiza a UCN Orla Marítima foi definido como Zona Especial de Proteção Ambiental II (ZEPA II) e Unidade de Conservação Municipal pela Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS - nº 16.176/96). Foi regulamentada como Unidade de Conservação da Natureza Orla Marítima pelo Decreto nº 23.816/2008. O Sistema Municipal de Unidades Protegidas – SMUP, Lei Municipal n°. 18.014 de 2014, recepcionou a UCN e definiu seus atuais limites, além de determinar a necessidade de elaboração do Plano de Manejo, com consequente revisão do seu instrumento de criação, categorização e regulamentação.

Foram registradas para a UCN Orla Marítima 130 espécies de flora. A UCN Orla Marítima se caracteriza pela distinção entre seus ambientes, que, do ponto de vista da flora, são basicamente: Zona de restinga e supra litoral e zona infra litoral, está última que vai de úmida a submersa, na qual ocorre influência mais pronunciada das marés.

Foram registradas 40 espécies de aves que visitam e/ou habitam esta UCN. O grupo da fauna predominante na UCN Orla Marítima foi o da ictiofauna, com 70 espécies de peixe. As espécies de peixes inventariadas são de importância econômica ou ecológica, que vivem associadas aos arrecifes e áreas de praia ou as utilizam para crescimento até o seu recrutamento para a população adulta em área marinhas mais profundas.