Meio Ambiente apresenta balanço das ações e atividades desenvolvidas em 2021

Atividades realizadas foram planejadas e desenvolvidas para abranger os principais eixos de atuação da agenda ambiental e da sustentabilidade.

Apesar de termos mais um ano desafiador ante o contexto da pandemia, foi possível a atuação de uma pauta abrangente. Pondo em prática um conceito muito falado na agenda ambiental que é a resiliência, ou seja, a capacidade para se adaptar, aprender, superar, recuperar frente situações adversas. As atividades realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), mostram resultados significativos que vão da esfera local, com serviços de licenciamento e fiscalização ambiental; à global, com práticas inovadoras, participação, representatividade e liderança em importantes fóruns do mundo.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade é o órgão da Prefeitura que está a frente dessa agenda e da política municipal do Meio Ambiente, atuando na arborização, eficiência energética, educação ambiental, fiscalização e representando Recife em importantes encontros de discussão e criação de soluções inovadoras para o meio ambiente. O balanço de 2021 mostra o alcance e relevância dessas pautas.

Comprometida com o aumento da arborização na cidade, em 2021 a SMAS colocou mais de 400 árvores nas ruas e avenidas do Recife, reforçando o potencial de plantio para 2022 em mais de 4 mil árvores. Ainda existem mais de 4.400 árvores em processo de compensação, aquele que ao utilizar determinados recursos naturais, retorna esses recursos para o ambiente, como uma forma de prevenção ao dano ambiental.

Em um balanço recheado de conteúdos, estão inclusas as importantes articulações internacionais com compromissos assumidos de neutralizar emissões de gases até 2050. A cidade esteve presente em grandes conferências ao redor do mundo como a COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). Além disso, em 2021 aderiu à campanha Race to Zero e ao Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), uma iniciativa única entre as partes interessadas para melhorar a resiliência local por meio da defesa, compartilhamento de conhecimentos e experiências, estabelecimento de redes de aprendizagem cidade a cidade que se reforçam mutuamente, injetando conhecimento técnico, conectando várias camadas de governo e construindo parcerias.

Outras pautas também foram prioritárias para ajudar na construção de uma cidade resiliente e mais sustentável, como a elaboração da metodologia de Monitoramento das Ações e Estratégias Climáticas (MOCLIMA), mecanismo operacional e pragmático do Plano Local de Ação Climática da Cidade do Recife (PLAC) que traz o planejamento estratégico que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar a cidade às consequências da mudança climática. Paralelo a essas iniciativas, aconteceu também a continuação da elaboração dos Planos de Manejo, das 25 UCNs, já tendo sido apreciados e aprovados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente 22 deles.

Com vários braços de atuação, a SMAS trouxe também a reestruturação do GECLIMA (Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Recife), que tem como coordenadora a vice-prefeita da cidade Isabella de Roldão; e COMCLIMA (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas) com retomada de reuniões.

Outro grande destaque da gestão foi um dos mais importantes equipamentos da SMAS, o Jardim Botânico do Recife, que neste ano atípico de 2021 teve mais de 40 mil visitantes. Ações contínuas com os estagiários, mentores e público fizeram do espaço um dos locais mais procurados pelos recifenses e turistas.

Ações como os projetos pedagógicos, a comissão Burle Marx, os jogos ambientais, a limpeza dos rios com mais de 20 toneladas de lixo recolhidos e as inúmeras atividades contribuíram para os resultados positivos da gestão em 2021. Essas iniciativas foram destaques na imprensa ao longo do ano, com mais de 200 notícias publicadas, entre notas, menções e matérias. Um crescimento de mais de 40% nas redes digitais da SMAS (@recifesustentavel) e do Jardim Botânico do Recife (@jardimbotanicodorecife) que apontam para os resultados do ano de 2021. A comunicação teve muitos assuntos para espalhar pelos quatro cantos do Recife, do Brasil e do Mundo.

Em 2022, a gestão continuará engajada com ações e projetos voltados para transformar a capital pernambucana em uma cidade de referência em assuntos relacionados ao meio ambiente.  O ritmo será acelerado e importantes iniciativas serão concretizadas ao longo deste ano, como: a elaboração do projeto executivo do Inventário da Arborização do Recife para diagnosticar a arborização pelas ruas da cidade; o desenvolvimento dos projetos das vias carbono zero;  entrega do Plano de Adaptação Setorial (PAS) para promover o progresso sustentável no meio urbano; reforma e a ampliação dos equipamentos do Jardim Botânico do Recife, tendo como destaque a entrega da requalificação do Lago e do Viveiro Florestal. Além disso, pretende-se entregar o  paisagismo aquático na Lagoa do Araçá,  Econúcleo Cais da Aurora e o Econúcleo Dois Unidos; concluir a elaboração dos três Planos de Manejo, que somam-se aos 22 já aprovados; Reforçar a educação ambiental nos equipamentos e muito mais