A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade promoveu hoje (2), na Escola do Porto Digital, a Oficina de Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento de Hortas Responsáveis com Arduino. A ocasião que compõe a programação da SMAS no Festival Rec'n'Play foi ministrada por Adriano Gonçalves, Lucas Pontes e Sílvio Silva, criadores do projeto da horta automonitorada por arduíno através do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID).
A oficina é separada em dois momentos, o primeiro dia sendo uma contextualização teórica sobre de onde vem a tecnologia de arduino, sua história e possibilidades de uso em projetos de robótica num geral. No segundo momento, que acontecerá amanhã (3), os docentes irão oferecer um momento de prática onde o público poderá entrar em contato com a tecnologia aplicada à sustentabilidade.
"O desenvolvimento sustentável é, hoje em dia, um dos principais desafios a ser enfrentado. A robótica vem para ajudar os humanos a colaborar com processos sustentáveis em várias esferas da sociedade", conta Adriano Gonçalves, um dos docentes da palestra. "Quando se fala em robótica, muitos pensam que é necessário de grandes investimentos. É aí que entra o arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica que tem como proposta ser um recurso eficiente e acessível para o desenvolvimento de novas tecnologias", pontua.
Além de oficinas, a programação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade no Festival Rec'n'Play conta com palestras e exposições que acontecem durante a primeira semana de outubro.