Ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade tem como proposta orientar o consumo eficiente e seguro da energia elétrica, de forma lúdica e interativa. O projeto ainda fará troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes de moradores por lâmpadas de LED econômicas
Através de parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e de Educação, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) levará sua Unidade Móvel de Energia (UME) e a Caixa Mágica, que integram o Programa Aulas de Energia, desenvolvido pela área de Eficiência Energética da concessionária, para 13 escolas municipais atendidas pelo Programa Educar para uma Cidade Sustentável da SMAS. A UME é um caminhão que se transforma em sala de aula climatizada, adaptada para desenvolver ações pedagógicas que visam sensibilizar professores, alunos e a sociedade quanto aos conceitos relacionados ao uso racional e seguro de energia elétrica. O caminhão atende instituições públicas e privadas de ensino localizadas no estado de Pernambuco.
Através da exibição de filmes e palestras, o espaço orienta sobre o consumo eficiente e seguro da energia elétrica, de forma lúdica e interativa. Para atrair as atenções, a unidade educativa dispõe uma caixa mágica com projeções, maquete virtual explicando os três tipos de energia e uma casa eficiente montada com os mesmos eletrodomésticos que uma casa real para explicar aos alunos sobre desperdício, o selo Procel, segurança e uso correto da energia elétrica.
O Programa de Eficiência Energética fará ainda troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes queimadas ou em funcionamento por lâmpadas de LED econômicas - com o limite de cinco lâmpadas por contrato. Para efetivar a troca, os pais e professores precisam ser clientes residenciais, apresentarem a conta de energia do mês de setembro paga, não ter débitos com a Concessionária; apresentar cópia ou original do RG, CNH ou CTPS do titular da conta, não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (com limite máximo de 8 lâmpadas); entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W) (não podem estar quebradas).
Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, a iniciativa colabora para o combate ao desperdício no uso doméstico de energia e, em contrapartida, auxilia na preservação do meio ambiente. “Muita gente esquece desse importante item no levantamento de aspectos e impactos ambientais por achar que a redução do consumo de energia não tem influência sobre o meio em que vivemos. Precisamos reforçar que, além da economia financeira, reduzir o consumo de energia preserva a natureza”, refletiu.
De acordo com a gerente de Educação Ambiental da SMAS, Danielle Sampaio, a parceria com a Celpe é importante para sensibilizar os alunos e professores a promover mudanças de comportamento através do uso consciente da energia elétrica. “Essa iniciativa nos ajuda a disseminar informações para construirmos juntos um mundo mais sustentável”, reflete.
Programa Educar para uma Cidade Sustentável - É o programa de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, lançado em fevereiro de 2014, que apresenta uma proposta de educação cidadã para o desenvolvimento sustentável. Está organizado a partir de um tema central; sustentabilidade, com quatro eixos temáticos: verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade. A estratégia de comunicação inclui grupos de personagens criados especialmente para o programa, a Turma Mangue e Tal. Atualmente, o programa atende 67 escolas da rede municipal de ensino.
Escolas que irão receber o Programa de Eficiência Energética: