Ações de mitigação às mudanças climáticas do Recife foram destaque na Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, em São Paulo

Líderes de países como África, México, Reino Unido e Canadá conheceram estratégias desenvolvidas pela Prefeitura do Recife para sustentabilidade

O Recife foi destaque nas reuniões do 3º Encontro Global da Plataforma Global Cidades Sustentáveis, em São Paulo, através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, desenvolvido pela Prefeitura do Recife com o intuito de estabelecer medidas de mitigação às mudanças climáticas. Na ocasião, representantes de 11 países como África, Reino Unido, México, Canadá, Dakar, Paraguai, Chile e Bolívia conheceram os estudos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), representada pelo secretário José Neves Filho.

A capital de Pernambuco é um dos locais que vem intensificando os esforços para responder ao desafio das mudanças climáticas. Inclusive, está entre as sete cidades brasileiras que têm políticas climáticas com leis específicas de mitigação e/ou adaptação às mudanças. As outras seis são Belo Horizonte (MG), Feira de Santana (BA), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). O diretor sênior de projetos de cidades de baixo carbono do ICLEI Global, Cesar Carreno, apresentou os dados de emissões de gases de efeito estufa entre 2012 e 2015 no Recife. Ações como Maratona Verde, Programa Educar Para Uma Cidade Sustentável, Cidade Limpa e o projeto Bora Plantar? chamaram atenção dos líderes para começarem a desenvolver um Plano de Ação Climática baseada em ações reais e experiências da capital pernambucana. O prefeito de La Paz, do México, Rubén Gregorio Muñoz, fez diversos elogios aos projetos comandados pelo prefeito Geraldo Julio para mitigar as mudanças climáticas, evitar a perda da biodiversidade e construir uma sociedade inclusiva. Os projetos desenvolvidos no Recife para sustentabilidade e inclusão social também foram detalhados com Nicholas Dehod, da Organização das Nações Unidas (ONU), e Sunday Augustine, do Global Environmenl Facility (GEF).

 

 O planejamento climático deve estar em sintonia com o nível de ambição do Acordo de Paris, aumento da cobertura vegetal, gestão de resíduos e diminuição da poluição do ar. “Colocar a cidade no caminho certo para o futuro é prioridade na gestão do prefeito Geraldo Julio e no desenvolvimento de ações lideradas pelo secretário José Neves Filho. Ao nos reunir com líderes de outros países, pudemos encontrar novas ideias para tornar o Recife mais resiliente às mudanças climáticas através de um desenvolvimento inclusivo e sustentável para melhorar a qualidade de vida de toda a população”, explica Edna Menezes, gerente geral de Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que representou o secretário José Neves Filho na ocasião. 

Biodiversidade, financiamento do desenvolvimento urbano sustentável,  desigualdades de gênero e raça, geração de oportunidades, trabalho e renda para os residentes,  dados geoespaciais, inclusão e habitação a preços acessíveis, participação social, desenvolvimento orientado para o trânsito  e regeneração urbana foram alguns dos temas tratados durante toda a semana na capital paulista na 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, nos auditórios do Parque Ibirapuera. Como presidente do ICLEI para a América do Sul, representando o presidente  mundial do ICLEI, o prefeito de Bonn, Ashok Sridhran, Geraldo Julio discutiu o enfrentamento à crise climática e as consequências na vida das pessoas, e o desafio de implementar agendas sustentáveis urbanas nos mais diversos contextos mundiais. “Recife tem responsabilidade global e compromisso local para cuidar da crise climática. Fizemos um inventário de emissões para que o Recife parasse de contribuir com a crise e passasse a enfrentá-la com apoio do ICLEI, usando metodologia internacional. Já fizemos o plano de redução de emissões e a primeira verificação de redução de emissões da cidade para definir estratégias à mitigação”, explica o prefeito Geraldo Julio.



Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel